Da Redação
Na reta final de campanha - candidatos ao comando da prefeitura de Cuiabá "aceleram" as agendas - destacando o campo de propostas para a gestão do município.
Mesmo que mantenham as "alfinetadas" - a maioria tem acentuado o Plano de Governo - um documento de registro obrigatório na Justiça Eleitoral.
Isso porque nos bastidores - estudos também têm mostrado aos candidatos que a população "quer saber quais são as ações" que podem ser feitas para avançar na cidade - passando por todas as áreas e aquelas consideradas como "desafio" - caso da Saúde.
Assessorias divulgaram ações recentes.
Confira na íntegra:
Eduardo Botelho
O candidato a prefeito de Cuiabá Eduardo Botelho (União) afirmou que esta será uma vitória contra os mentirosos e falsos que só sabem trabalhar com fake news. O discurso foi feito no sábado (21), durante caminhada nos bairros CPA I e II, ao lado do governador Mauro Mendes (União).
“Vamos ganhar dos mentirosos, dos falsos, porque estamos com a verdade, ganhar de quem vive de fake news porque não tem o que mostrar, nós temos. O governador Mauro Mendes tem, o deputado Botelho tem o que mostrar, por isso temos tudo para fazer uma Cuiabá melhor”, afirmou. Botelho lembrou de sua trajetória no CPA, onde morou por muitos anos com sua mãe e também deu aula nas escolas na região e reforçou que a saúde será uma prioridade.
“Quero agradecer a Deus por essa onda azul, onda 44, agradecer todos que vieram, acima de tudo o CPA, fui professor aqui, minha mãe morou aqui desde 1979, vamos trabalhar pelo CPA e por Cuiabá, vamos tirar Cuiabá do buraco. Ninguém vai precisar esperar por quase um ano na saúde, vamos melhorar a saúde, melhorar toda Cuiabá com certeza”, afirmou.
A 15 dias da eleição, Botelho aproveitou para reforçar a importância de ir às ruas, convencer o eleitor de que este é o melhor projeto para Cuiabá. “Vamos firme, faltam 15 dias e não tem que descansar, daqui para frente é andar sempre com o 44”, finalizou.
Lúdio Cabral
Lúdio Cabral, candidato a prefeito de Cuiabá, firmou compromissos na Educação e para garantia dos direitos das mulheres ao assinar duas cartas na Roda da Cidadania, evento periódico da coligação “Coragem e Força pra Mudar". Os documentos foram apresentados pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e pelo Instituto Lírios, respectivamente.
O evento foi realizado recentemente e, mesmo uma queda de energia na região do Santa Helena não impediu Lúdio e os apoiadores de discutirem o futuro de Cuiabá.
"O interesse público será prioridade em todos os âmbitos da nossa gestão, que contará com a participação da população nas decisões para mudar de verdade a realidade de Cuiabá. Para que daqui a quatro anos possamos olhar para trás e vermos o quanto nossa cidade evoluiu", disse o candidato.
Na ocasião, foi assinada a carta compromisso da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, uma das articulações mais amplas do setor. “A carta trata da equalização das vagas, da qualidade no atendimento às crianças com aquilo que mais precisam e do atendimento às demandas no campo dos direitos humanos e em relação à agenda ambiental”, explicou a articuladora do comitê estadual da Campanha, Luciane de Almeida Gomes.
Por articulação da candidata a vice-prefeita Rafaela Fávaro, o Instituto Lírios, que atende mulheres vítimas de abuso sexual e violência doméstica, também apresentou suas demandas. Entregue pela diretora executiva Maria Fernanda Figueiredo, a carta aponta a falta de efetividade no combate a esses problemas na Capital.
“Nossa instituição está localizada em Várzea Grande, mas 60% a 70% do nosso público é formado por mulheres de Cuiabá e sabemos da necessidade que as mulheres de Cuiabá têm. Nessa Carta tem tudo que achamos necessário para que a Capital possa começar a combater a violência contra as mulheres”, explicou ela.
No encontro, que começou com as bênçãos do padre Felisberto Samoel, os participantes também falaram sobre propostas para saúde e moradia, demandas prioritárias para a Blanta Elena Roman, que contou sobre as dificuldades que a família enfrenta para pagar aluguel e para conseguir atendimento nas unidades de saúde.
“O projeto que o senhor colocou sobre as casas, a educação e a saúde, a gente precisa muito. Eu me apaixonei pelo projeto do senhor, que trouxe esperança para cada um de nós. Pense com carinho na população que precisa dessas moradias para ter uma vida mais digna”, disse
Lúdio é candidato pela coligação "Coragem e Força pra Mudar", que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.
Domingos Kennedy
O candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB), realizou uma caminhada no bairro Pedra 90, no sábado (21). Na ocasião, moradores e comerciantes da região ouviram as propostas, apresentaram suas demandas e destacaram que o emedebista é a opção com maior capacidade para administrar a cidade.
Empresário há quase 40 anos, Kennedy tem o perfil gestor e, para a população, esse é um diferencial fundamental. O comerciante João Antônio, por exemplo, elogiou a postura de Kennedy nesta eleição que, de acordo com ele, é o único que tem realmente se preocupado em mostrar o que e como irá fazer para que Cuiabá continue avançando.
“Ele é o novo que precisamos. Tenho acompanhado os debates, os programas eleitorais e visto que tem bons projetos. Como gestor, sabe lidar com desafios e a nossa cidade está precisando de alguém com esse perfil. O Kennedy tem a capacidade de administrar Cuiabá e trazer mais melhorias para o nosso bairro”, afirmou João.
Ivone Rodrigues é moradora do Pedra 90 há mais de 15 anos e também declarou apoio a Domingos Kennedy. “É o único que tem mostrado que realmente está comprometido com o povo. A gente precisa de alguém disposto a trabalhar por nós, não para agradar outros políticos", declarou.
Em conversa com a população, Kennedy destacou que, com quase 35 anos e mais de 100 mil habitantes, o Pedra 90 possui extrema importância para o desenvolvimento de Cuiabá. Segundo ele, seu compromisso é o de implementar projetos para potencializar o crescimento da comunidade que está em contínua expansão.
“O Pedra 90 é uma localidade cheia de oportunidades. O que vou fazer como gestor é garantir que o bairro continue crescendo, mas com infraestrutura, educação, saúde e lazer. Ao mesmo tempo, nossa gestão irá ser parceira dos milhares de comerciantes que geram empregos e renda na região”, assegurou o candidato da coligação Por Amor a Cuiabá.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Urgência: MP pede que prefeitura restabeleça funcionamento de farmácia
Benefícios fiscais e Mato Grosso
A estrela de Belém
Processo administrativo tributário
PF: Operação integrada combate crimes ambientais na TI Sararé
Viagens no Paiaguás: Botelho assume Governo de Mato Grosso
Assembleia Legislativa suspende atividades; retorno dia 6 de janeiro
Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto
Parlamentarismo envergonhado brasileiro: O primeiro-ministro informal da Câmara e o fim da dependência do Executivo
Excelência operacional: como criar uma cultura para gerar bons resultados