• Cuiabá, 22 de Dezembro - 00:00:00

VG confirma mais uma ETA e promete reforçar abastecimento em 24 bairros


Da Redação

Várzea Grande anunciou o funcionamento de mais uma Estação de Tratamento de Água (Imigrantes) - e promete reforçar o abastecimento em 24 bairros. 

Com isso, segundo o Executivo municipal, será possível reduzir o intervalo de distribuição de água na casa dos moradores do município.

A batalha da gestão também consiste em lidar com um sistema antigo de distribuição - o que requer estratégias para assegurar avanços no setor. 

Comunicação divulgou o novo quadro de ações. Confira:  

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Imigrantes entrou em funcionamento na noite da última quinta-feira (12) e vai atender 24 bairros da cidade, reduzindo a intermitência na casa dos várzea-grandenses. Esta é a terceira ETA entregue pela gestão de Kalil Baracat (MDB) em pouco mais de 3 anos e meio. O gestor sempre priorizou resolver o problema crítico do abastecimento de água em Várzea Grande.

Bairros como 7 de maio, 24 de dezembro e o Souza Lima, por exemplo, passaram a receber mais água nesta sexta-feira (13). Conforme técnicos do Departamento de Água e Esgoto (DAE), a ETA segue em testes, mas já realiza o fornecimento do abastecimento para a casa dos moradores.

A nova ETA tem capacidade para tratar 125 litros de água por segundo. Com isso, é possível atender imediatamente 30 mil moradores de 24 bairros e adjacências. Ela está interligada à rede de distribuição existente na região sul da sede urbana, o que irá beneficiar indiretamente populações de áreas que antes eram atendidas pelo sistema sobrecarregado.

Em 2021, Kalil inaugurou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cristo Rei, que abastece 72 bairros da região, atendendo cerca de 100 mil pessoas. Em fevereiro deste ano, ele inaugurou a ETA Barra do Pari, atendendo 40 bairros e cerca de 70 mil moradores.

Agora, Várzea Grande conta com 6 ETA´s, o que deve ajudar a reduzir o intervalo de água para a população.

“Nós queremos diminuir a intermitência para dia sim, dia não ou fornecimento de água todos os dias. Temos projetos junto ao Ministério das Cidades para investirmos na recuperação, melhoramento da rede e na hidrometração para evitar os desperdícios de água. Nós vamos resolver esse problema por definitivo porque temos compromisso e temos as parcerias certas com o Governo do Estado, com a bancada federal por meio do senador Jayme Campos (União), com a Assembleia Legislativa e com a Câmara Municipal. São projetos importantes para tornar a Várzea Grande ainda melhor”, comentou o prefeito.

A nova ETA Imigrantes também atenderá os bairros e adjacências do Colinas Verdejantes, Jardim Rosa Imperial, São Simão, Parque Res. Claudia, Jardim Rosa Imperial, Parque Tamoio, Capão do Pequi, Res. Marluce, Vitória Régia, São José, 15 de maio, Vida Nova, Milton Figueiredo, Jd. Campo Verde, Esplanada, Jd Botânico, Brasil Novo, Gilson de Barros, Jardim Guanabara, Parque do Piquizeiro, Centro Industrial de VG, Parque das Estações, Novo Mato Grosso, Boa Vista e o Distrito Bonsucesso.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: