Da Redação
A Fecomércio-MT alerta que a abertura do setor hoje (11/8) - Dia dos Pais, "traz obrigações extras em Cuiabá e Várzea Grande".
A entidade emitiu nota. Confira:
Neste domingo (11), os comerciantes da capital e Várzea Grande devem se atentar às regras para o funcionamento no Dia dos Pais. Segundo a Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT, a data traz obrigações como o pagamento em dobro aos funcionários que trabalharem no dia, incluindo para aqueles que atuam por regime de comissão.
O superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, relembrou o estipulado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) sobre a concessão de folga aos trabalhadores que laborarem no feriado. “O acordo estabelecido entre os sindicatos patronais do comércio filiados à Fecomércio-MT e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Cuiabá (SECC) orienta que também deverá ser concedido o descanso semanal remunerado no período máximo de três semanas”.
Além disso, a CCT orienta para os dias que antecedem a respectiva data, o comércio poderá ampliar em, no máximo, duas horas, a jornada de trabalho de cada empregado, desde que garantido o pagamento das horas extras.
A medida segue o acordo firmado entre os sindicatos patronais do comércio filiados à Fecomércio-MT e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Cuiabá (SECC).
Para os demais municípios do estado, o departamento jurídico recomenda que sejam observadas as regras inseridas nas respectivas Convenções Coletivas de Trabalho. Para ter acesso às demais CCTs, acesse o link.
Recorde de faturamento
A Fecomércio-MT, por meio do seu Instituto de Pesquisa e Análise (IPF-MT), divulgou no fim do mês passado a pesquisa “Intenção de Compras para o Dia Dos Pais de 2024”, em que mostra um crescimento no faturamento para o comércio do estado na data comemorativa.
O levantamento mostra uma movimentação de cerca de R$ 390 milhões na economia do estado, melhor resultado já levantado pelo instituto da Fecomércio-MT para o período.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, enalteceu a importância da data para o calendário comercial. “As perspectivas para o Dia dos Pais em 2024 se mostram positivas, com um aumento expressivo de 64,70% do valor médio da pretensão de gastos atual, em relação ao ano passado, quando a média estava em torno de R$ 220,00”.
Com Comunicação Fecomércio-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PM confirma prisão de homem acusado de arremessar esposa de carro
Veículo com defeito: concessionária e montadora devem indenizar comprador
TCE manda prefeitura regulamentar adicional de insalubridade
Comida é Medicina: a nova fronteira da saúde cardiovascular e da longevidade
Cultura em quarentena: como reinventamos o encontro em tempos de pandemia
Retido em aeroporto, passageiro com deficiência será indenizado
A inadimplência empresarial e o peso da má gestão tributária
Após vídeo viral de Felca, só o ECA Digital avançou no Congresso
Operação integrada da PC derruba crimes ambientais em MT
Preço da cesta básica registra aumento, aponta estudo