Mato Grosso se destacou ao receber o Festival Sesi de Robótica Etapa Off Season nos dias 7 e 8 de agosto, parte integrante do Festival de Robótica Educacional. O evento chamou a atenção pela sua grandiosidade, mas também pelo desempenho excepcional das equipes locais, que conquistaram um total de 14 prêmios nas competições das modalidades First LEGO League Challenge (FLL), First Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC).
Na categoria FLL, o estado arrebatou seis prêmios com as equipes do Sesi Escola e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Os competidores da Brother Creators, do Sesi Escola Cuiabá, alcançaram o segundo lugar do “Prêmio Champion’s Award”. O 3º lugar dessa categoria foi para a Young Inventors, do Sesi Escola Várzea Grande. Já oPrêmio Design do Robô foi para a Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá.
O Sesi Escola de VG mostrou que tem força de sobra e subiu novamente ao pódio. Desta vez para arrematar o “Prêmio Core Values”, com a equipe Young Creators, que manteve a união, integridade e respeito, pilares fundamentais no universo robótico. “Essa conquista é complexa e muito significante, porque fala sobre a relação interpessoal dos alunos. E saber o quanto evoluímos e que a gente segue o proposto pela First, como Core Values é muito impactante. Não teria prêmio melhor”, diz Ângelo Piffer.
Iniciante na robótica, mas com a energia e habilidade necessárias em uma competição, o time Heliobot Technology, da Escola Estadual Profº Heliodoro Capistrano da Silva, brilhou no festival. Os alunos chamaram a atenção dos juízes pela garra e competência e foram para casa com o “Prêmio Estrela Iniciante”. “Os avaliadores vislumbraram um grande potencial para o futuro. A dedicação e o trabalho duro que demonstraram são evidentes e, com certeza, eles têm tudo para brilhar ainda mais no futuro”, afirmou um dos representantes dos juízes.
Para Anna Júlia, integrante da equipe, a premiação foi o auge do festival. “Saímos da competição muito felizes, cantando nosso grito de garra, abraçando os outros participantes, já desejosos de participar de outro festival. O prêmio de estrela iniciante foi o máximo pra gente, que gritou e animou nas arquibancadas e na mesa”, conta Anna.
Outro time da Seduc que está dando seus primeiros passos no mundo da robótica, mas que já se destacou de forma impressionante, é o Zé Tec, da Escola Estadual José Leite de Moraes. A equipe demonstrou grande potencial e habilidade nas competições, mas a grande estrela desta jornada foi a professora Célia Moura, cuja mentoria excepcional e dedicação incansável foram cruciais para o sucesso do time. Pelo trabalho desenvolvido, Célia arrebatou o “Prêmio Mentor Destaque”.
Na modalidade FTC, a Dumonters, do Sesi Escola VG, dominou a arena com o robô Spike, inspirado nas máquinas agrícolas colheitadeira e reconhecido por seus ornamentos coloridos semelhantes a hélices de avião. A capacidade técnica da máquina aliada à inteligência dos estudantes rendeu ao time o “Prêmio Conexão”, que celebra a união entre a equipe e a habilidade de estabelecer laços significativos com outros participantes, e o “Prêmio Aliança Finalista”.
Olimpíada da robótica
Na modalidade (FRC), conhecida como a olimpíada da robótica, cinco equipes mato-grossenses foram premiadas, sendo elas: a Mutum-X (Senai / Seduc Nova Mutum) e a Agrotech (Senai / Seduc Várzea Grande) pela “Aliança Vencedora”, a Luver Control (Senai / Seduc Lucas do Rio Verde) pela “Aliança Finalista”, além dos prêmios de “Autônomo” para a Tuiutech (Sesi / Senai Porto), de “Excelência de Engenharia” para a Agrotech e o de “Novato Destaque” para a Canintech (Senai / Seduc Sinop).
Foi a primeira vez que a equipe Mutum-X participou de uma competição, isso porque é uma equipe recém-criada, que reúne alunos que colocam em prática o que aprendem em sala de aula. O aluno Felipe dos Santos comemorou a vitória do time, destacando a oportunidade que ele e seus colegas vivenciaram.
“Muita felicidade, principalmente pelo fato de ser nossa primeira vez competindo. Somos uma equipe de apenas um mês de formação e saber que a gente está aqui e teve a oportunidade de participar e ganhar um torneio desse está sendo muito legal e gratificante”, disse o jovem.
Fabiane Vargas, coordenadora da Política de Tecnologia da Seduc, destaca a participação dos alunos da rede pública de ensino. “É essencial destacar o desempenho das equipes da rede pública, que não só competiram com excelência, mas também conquistaram vitórias importantes. Seus projetos inovadores e abordagens criativas impressionaram o público e os jurados, reafirmando o potencial transformador da educação estadual. Essas conquistas são um reflexo de todo esforço e dedicação dos estudantes e de seus professores e de todo investimento do Governo de Estado de Mato Grosso”.
Alexandre Serafim, superintendente regional do Sesi MT, destacou que o investimento contínuo, promovido pelo Sesi e Senai, na qualificação de professores e técnicos, aliado a uma infraestrutura robusta, tem sido determinante para o crescente sucesso das equipes de Mato Grosso nas competições de robótica.
"Essa combinação de qualificação e suporte estruturado tem permitido que o estado se destaque cada vez mais, com as equipes conquistando prêmios significativos tanto em nível regional quanto nacional," afirmou Serafim. Ele também ressaltou a importância da educação tecnológica e da cultura maker na formação dos estudantes, preparando-os para as demandas da escola do século 21 e para o desenvolvimento das habilidades essenciais ao futuro.
Na avaliação do diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, promover iniciativas como o Festival de Robótica é investir diretamente na formação de pessoas para o mundo do trabalho, em razão das habilidades e competências que são desenvolvidas durante a competição.
“Ao proporcionar um grande evento como o nosso Festival para milhares de estudantes estamos investindo diretamente na formação dos futuros profissionais. A competição estimula o trabalho em equipe, liderança, pensamento crítico e criativo, além do aprendizado técnico. E ainda, desenvolve habilidades e competências essenciais para o mundo do trabalho, preparando nossos jovens para os desafios e oportunidades do mercado”, reforça.
Parte integrante da programação do Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, o 1º Festival Sesi de Robótica etapa OFF Season – Mato Grosso é uma realização do Sesi MT, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e Governo do Estado, por meio da Seduc-MT.
Por: Fernanda Nazário e Julia Oviedo/Comunicação Sesi-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Prefeita se reúne com equipe do DAE; meta é concessão em até 2 anos
Abilio rebate Emanuel e diz que legislação ampara Decreto de Calamidade
Meta responde AGU e governo discute ações sobre Facebook e Instagram
Emanuel Pinheiro aponta despreparo de Abilio e diz que decreto é uma farsa
MP: Justiça condena advogados e líderes de facção em Mato Grosso
Cuiabá promete destinar R$ 1 mil para famílias com casas interditadas
Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira
Estados e municípios têm até sexta para retomada de obras do SUS
Início de ano e novamente a dúvida sobre os vereadores
Hiperlexia: Conheça as particularidades da síndrome da leitura precoce