Da Redação
O pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho (União), pontua que "quer ampliar o programa de capacitação dos servidores da Educação Municipal através da Escola Cuiabana de forma estruturada e continuada, com foco central em atender às necessidades dos alunos e valorização dos profissionais".
Via Comunicação - ressalta as metas:
A ideia é transformar o quadro de profissionais de carreira da Educação de Cuiabá em referência entre as capitais brasileiras, com incentivo estruturado a pesquisa científica, formação e qualificação. Com profissionais qualificados e valorizados, o resultado na Educação Municipal será a implementação de ideias inovadoras e soluções eficientes para atender às crianças.
“Fui professor por quase 20 anos e trabalhei em escola pública. Sei como a educação mudou a minha vida e pode mudar a vida das pessoas. Por isso, precisamos dos melhores profissionais para educar e cuidar das nossas crianças. Uma pedagoga capacitada, uma professora valorizada, mudará a vida das crianças de Cuiabá. Esta é uma fase importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, não podemos perder esse tempo precioso na vida das crianças”, disse Botelho.
A proposta surgiu de um encontro realizado com profissionais da educação para debater o plano de governo e foi prontamente acolhida por Botelho, que, como professor e também aluno de escola pública, sabe da importância da educação para transformar a vida das pessoas. O plano de capacitação deve incluir cursos de línguas, com foco na Língua Brasileira de Sinais (Libras), Inglês e Espanhol; capacitações para atender alunos atípicos, como neurodivergentes ou com deficiência física.
A proposta também inclui a capacitação de servidores em pós-graduações, mestrados e doutorados ligados à educação infantil. Centro de Formação O projeto deve culminar na transformação do Centro de Formação da Escola Cuiabana em um local de formação multiprofissional com estrutura tecnológica para garantir a inclusão digital dos servidores da Educação Municipal.
A ideia é seguir exemplos já conhecidos de formação de servidores públicos e aplicar o uso de tecnologia de ponta. Entre os casos de sucesso como exemplo está a Escola do Legislativo, que teve suas atividades ampliadas durante a gestão de Eduardo Botelho como presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Atualmente, a Escola do Legislativo oferece pós-graduações, cursos de línguas e capacitações tanto para servidores quanto para a comunidade. Outras inspirações são a Escola da Saúde e a Escola de Governo, ambas do governo do Estado de Mato Grosso.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio