Da Redação
"A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (18), às 9h, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, audiência pública onde a Frente Parlamentar da Bacia do Rio Cuiabá irá debater com autoridades e representantes da sociedade civil os impactos dos cinco primeiros meses da Lei nº 12.434/2024, que trata da política da pesca em Mato Grosso", informa a Comunicação do parlamentar.
Vale lembrar que após a aplicação dessa legislação no Estado - pescadores profissionais "minguam" num cenário de desespero - sendo tolidos do ganha pão de cada dia.
A Lei da Pesca - em tempo - atinge em cheio a história e cultura do Estado de Mato Grosso - sendo um descompasso que no mínimo, gera reflexos nefastos à comunidade de pescadores e para todo o entorno - como comércio e sociedade.
Mais informações divulgadas:
A legislação proíbe o transporte armazenamento e comercialização de 12 espécies de peixes que povoam os rios do estado (Cachara, Caparari, Dourado, Jaú, Matrinchã, Pintado/Surubin, Piraíba, Piraputanga, Pirara, Pirarucu, Trairão e Tucunaré), “o que inviabiliza a pesca artesanal/profissional em Mato Grosso, visto serem estas as espécies de maior valor comercial para atividade pesqueira”, segundo o requerente da audiência, o deputado estadual Wilson Santos (PSD).
A lei 12.434/24 é uma espécie de “flexibilização” da lei 12.197/23, conhecida como "Transporte Zero", que inicialmente fechava a pesca artesanal por cinco anos, a partir de janeiro de 2024. Legislação que é alvo de três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 7471, 7514 e 7590), propostas respectivamente, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD) e Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça é o relator da ADI. No início de julho deste ano, negou liminar para barrar a lei estadual até que emita parecer final sobre o questionamento. Seu voto será avaliado pelos outros 10 ministros do STF para uma decisão final.
“O ministro relator é o primeiro a se pronunciar, mas os 11 ministros do STF precisam votar. [...] Infelizmente ele (Mendonça) tem demorado muito e a morosidade tem provocado prejuízos incomensuráveis aos pescadores e à toda cadeia da pesca. Pescadores estão vivendo da ajuda de amigos e familiares, empresas do setor foram à falência. Pior que isso: seis pessoas já morreram diante de todo este quadro lastimável”, disse Wilson Santos.
“Esta audiência vai debater todos os aspectos sociais e econômicos provocados pela lei estadual que se sobrepõe a legislação nacional da pesca (lei 11.959/2009) e que não tem qualquer embasamento científico que a sustente. Pelo contrário, estudos demonstram que o estoque pesqueiro na Bacia do Alto Paraguai, a qual pertencem os rios de Mato Grosso, está normalizado. Portanto, a pesca não traz prejuízos ambientais a Mato Grosso como diz a lei estadual”, completou.
Vale ressaltar que órgãos federais como Ministério da Pesca, Ministério do Meio Ambiente, Advocacia-Geral da União, Defensoria Pública Federal, PGR e INSS já se posicionaram contrários à lei estadual em pareceres enviados ao STF, “que foram ignorados pelo relator”.
Presenças confirmadas
Cristiano Quaresma - Coordenador Geral da Pesca Continental do MPA
Leny Rosa Filho - Superintendente Federal de Agricultura e Pecuária em MT
Alex Sandro Antônio Marega - Secretário Executivo da SEMA-MT
Alan Assis Silveira - Analista Ambiental
Giuvania Maria Soares Lopes - Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura em MT
Ana Caroline Jordão - Chefe de Serviço da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em MT
Fábio Lucas de Albuquerque Lima - Subprocurador-Geral do INSS
Luzia Paula Moraes Cantal - Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos - Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania-MDHC
Serviço:
Audiência Pública para debater a política estadual da pesca
Local e horário: Dia 18/0, às 9h, no Plenário das Deliberações Renê Barbour - ALMT
Com Robson Fraga/Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi