• Cuiabá, 19 de Julho - 00:00:00

Insuficiência renal aguda pode ser revertida


Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis

A insuficiência renal é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.

Diagnosticada, a insuficiência renal aguda pode ser reversível se tratada a tempo.

Vale observar alguns sinais que podem indicar essa lesão no rim. Como:

Diminuição da produção de urina,
Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés
Sonolência
Falta de fome
Falta de ar
Fadiga
Confusão
Náusea e vômitos
Convulsões ou coma, em casos graves
Dor ou pressão no peito.

A insuficiência renal aguda pode ainda ser assintomática e acaba revelada em testes de laboratório de rotina. Então são pedidos outros exames para complementar o diagnóstico e começar o tratamento com medicamentos, dieta e em alguns casos diálise.

A diálise é um procedimento que envolve o desvio de sangue para fora do seu corpo em uma máquina que filtra os resíduos e devolve o sangue limpo para seu corpo.

Após o tratamento, na insuficiência renal aguda os rins voltam a funcionar antes de três meses e o paciente volta a vida "normal", mas sempre cuidando dos rins.

É necessário acompanhamento com nefrologista, seguir dieta equilibrada, com estilo de vida saudável e evitar  medicamentos nefrotóxicos.

Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis é médica Nefropediatra no Hospital Santa Rosa e professora na UNIVAG- CRM/ MT 6596 e RQE 300; 327.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: