Ana Lence
Outubro Rosa é uma campanha global que se realiza no mês de outubro com o objetivo de aumentar a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero, mais recentemente. De outro lado, os brindes personalizados atuam como lembretes visuais e ferramentas de envolvimento que intensificam o efeito da campanha, por essa razão podem contribuir na iniciativa do Outubro Rosa ao aumentar a conscientização, fortalecer as mensagens de prevenção e estabelecer vínculos emocionais com o público.
As empresas e organizações que adotam brindes durante o Outubro Rosa não só apoiam a causa, como também reforçam sua imagem institucional criando um ambiente com mais acolhimento e empatia para engajar o público. Trata-se de uma maneira de integrar aspectos como objetivo, impacto e o marketing num grande esforço comum.
Para vários especialistas em marketing social, a campanha do Outubro Rosa vai além de uma simples promoção de persuasão, isto porque tem o papel de lembrete de que cuidar da saúde é um ato de amor-próprio e solidariedade. O conteúdo dessa iniciativa tem o propósito de indagar às mulheres, por que não aproveitar este mês para agendar os exames de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama ou de colo de útero? Ou ainda enviar uma mensagem para algum ente querido sobre a importância desse esforço de prevenção.
Com início em 1990, a partir da realização da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque, hoje este movimento ganhou o mundo. O símbolo da campanha, o laço cor-de-rosa criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, aterrissou no Brasil só em 2002, tendo como marco inicial a iluminação rosada do Obelisco do Ibirapuera. Rapidamente a intervenção se espalhou por diversos monumentos do País, como o Cristo Redentor, a Catedral de Brasília, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, além de diversos outros locais. Os eventos sobre a temática salpicaram com entusiasmo por todo o território nacional.
Nas ações promocionais para apoio do Outubro Rosa, os brindes podem ser muito eficientes porque geram visibilidade constante e a mensagem viva no dia a dia das pessoas pode ser alcançada por meio de itens promocionais com o laço rosa estampado em camisetas, garrafinhas ou chaveiros, além de uma infinidade de alternativas.
Um outro caminho nesta empreitada de divulgação podem ser aqueles brindes que geram conexão direta à causa como espelhos ou kits de autocuidado, que incentivam a atenção à saúde e ao bem-estar. Nos eventos que ocorrem no período da campanha, as prendas podem ficar integradas no que acontece durante o mês de outubro como, por exemplo, mobilização das pessoas, realização de palestras e eventos, e distribuição de materiais informativos.
Dependendo da forma e formato, os objetos oferecidos podem conter informações sobre a importância de se fazer regularmente o autoexame das mamas, a mamografia bienal especialmente para mulheres entre 50 e 69 anos, a amamentação como fator protetivo e as práticas do estilo de vida saudável, com atividade física regular, manutenção de peso, alimentação equilibrada, e a redução do consumo de bebida alcoólica.
Com a distribuição de itens para participantes, clientes e parceiros, demonstra-se empatia, envolvimento, e sobretudo consciência com a prevenção problema. Os gifts oferecidos comprovam o interesse da empresa ou instituição na responsabilidade social. Nas ações para públicos maiores, os regalos oferecidos podem ainda conter até breves informações a respeito do diagnóstico precoce e prevenção.
Uma alternativa muito proveitosa é a venda de brindes temáticos da campanha com maior valor, sendo a respectiva renda revertida para hospitais, instituições e ONGs que trabalham no combate ao câncer de mama ou de colo de útero.
Na campanha Outubro Rosa, as perspectivas do gifting promocional (presentear com brindes) como ação de live marketing são muito amplas. Só é preciso pesquisar cada brinde em questão, analisar seu benefício e a personalidade do público recebedor. O "dar-receber-retribuir" objetos, além de experiências, serviços e sensações, é uma ferramenta que sempre terá muita aceitabilidade pelas pessoas.
*Ana Lence é bacharel em hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi e sócia fundadora da AF Brindes e Criações, empresa que se dedica a produção de brindes personalizados. www.afbrindesecriacoes.com.br
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE suspende concurso de Consórcio Intermunicipal de Saúde
Vendas no comércio crescem 0,2% em agosto, após quatro meses de queda
Presidente do TCE lembra mesa técnica à ação sobre consignados
CCJR da ALMT aprova projeto para incentivo à energia solar
Setor de serviços cresce 0,1% em agosto e amplia recorde
Operação fecha local de lanches para venda em carrinhos ambulantes
A aposentadoria do professor e os desafios após a Reforma da Previdência
TJ: seguradora terá que indenizar família de vítima de acidente
ANPD encerra prazo de transição de dados e acende alerta para governança em nuvem
PC prende acusado de furtos de controle eletrônico de caminhão