Da Redação
“Nós precisamos fortalecer a integridade das informações durante os processos eleitorais, isso é essencial para a democracia. Por isso temos nos esforçado para enfrentar as fake news, o uso de mentiras como estratégia de campanha eleitoral. Esta é uma preocupação de todos os regionais, e precisamos unificar as ações para que as decisões tenham coerência nacional”, asseverou a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
O alerta da presidente do TRE-MT foi destacado durante "o 85° Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) - conforme divulgado.
Comunicação do TRE pontua mais informações:
O encontro debaterá estratégias unificadas de combate a desinformação, políticas antidiscriminatórias, a valorização da participação popular via ouvidorias, além de assuntos administrativos da Justiça Eleitoral. A solenidade de abertura foi realizada na quinta-feira (06.08) no TRE do Amapá.
Por isso temos nos esforçado para enfrentar as fake news, o uso de mentiras como estratégia de campanha eleitoral.
A desembargadora é a atual secretária do Coptrel. “Cada Coptrel traz uma gama de assuntos que direciona os trabalhos nos TREs. Nesta edição teremos uma palestra sobre Eleições Antidiscriminatórias. Temos um compromisso nacional de promover a igualdade e a inclusão nas eleições, combater preconceitos e garantir a participação democrática de todos os cidadãos”, reforçou a presidente do TRE-MT.
Para o presidente do Coptrel, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do TRE de Minas Gerais, o evento se destaca pela troca de experiência entre os regionais. "Nas reuniões do COPTREL, são construídas diretrizes, propostas e uniformizadas soluções que impactam na vida de eleitoras e eleitores para que possam exercer o direito à cidadania em nosso país. Vamos reforçar o elo entre os TREs, de modo a construir uma Justiça Eleitoral cada vez mais sólida e forte para a nossa sociedade”, disse.
Uma outra pauta em discussão durante a edição do Coptrel do Amapá foi a sustentabilidade. “Nós temos trabalhado fortemente a inovação da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Construímos um ambiente onde os servidores são incentivados a apresentarem suas ideias e novas formas de realizar as atividades, formas que aceleram as entregas, que conectam as pessoas. Aqui no Amapá estamos vendo como fazer isso em conexão com a natureza, com práticas que podem tornar a inovação uma aliada da sustentabilidade”, explicou o juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella.
Paralelamente a reunião dos presidentes, o evento reúne os diretores gerais de TREs. “Existe muita complexidade para garantir que uma eleição aconteça. São contratos de transporte, tecnologia, alimentação, impressões, manutenção de equipamentos, contratação de pessoas, alimentação, segurança, enfim, uma estrutura enorme para atender a toda população brasileira. É maior operação logística do país. Então neste evento nós debatemos o andamento em cada Estado e as soluções que cada regional tem adotado. Isso nos poupa muito tempo e garante a eficiência do processo”, destacou o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo.
Sobre o COPTREL
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O COPTREL é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Com Daniel Dino/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Aprovado na AL projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT
Pesquisa revela que menos de 40% dos alunos valorizam professor
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração
PF: operação desmantela tráfico de entorpecentes em MT
Estatuto do Pantanal: o que muda para o produtor rural com a nova legislação
O combate começa pela prevenção
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo