"O deputado estadual Wilson Santos convidou a defensora pública de Mato Grosso, Gabriela Beck, via requerimento oficial, à comparecer à Assembleia Legislativa, na próxima quarta-feira (5), às 10h, para esclarecer a agressão sofrida por ela durante processo de desocupação de uma área no município de Novo Mundo (744 km de Cuiabá)", informa.
Vale lembrar que instituições como a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso manifestam repúdio ao que classificaram de "atos de violência" que teriam sido cometidos no Estado - no contexto de despejo de famílias no interior de Mato Grosso.
Sobre o convite à defensora na AL:
Gabriela foi detida por militares na última segunda-feira (27), enquanto atendia a população em uma área próxima à área de conflito desocupada com truculência policial e sem determinação da Justiça. Na ocasião, um padre e outros trabalhadores também acabaram presos.
"Após tomar conhecimento de todos os fatos e ter acesso ao boletim de ocorrência, a defensora-geral, Luziane Castro, saiu em defesa de Gabriela. Inclusive, citou que ela sofreu agressões físicas por parte do Major que comandava a operação", diz justificativa do requerimento apresentado pelo parlamentar.
Gabriela Beck chegou a ter os cabelos puxados pelo militar agressor.
"Há indicativos que houve excessos e que o episódio não somente revela o autoritarismo do Poder Público, o manifesto descumprimento das normativas sobre o assunto e a marginalização de direitos fundamentais, como o desprezo violento pelo trabalho de membros da Defensoria Pública do Mato Grosso. [...] A instituição virá a público para contextualizar o ocorrido e cobrar providências das autoridades competentes em relação aos abusos cometidos pelo oficial", justificou Wilson Santos.
Com Robson Fraga/Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Várzea Grande confirma apoio para 3 mil famílias com cestas básicas de Natal
Contas externas têm saldo negativo de US$ 3,1 bilhões em novembro
Cuiabá: Decreto com datas de feriados e pontos facultativos é divulgado
Dino cita malas de dinheiro jogadas por janela ao suspender emendas
Navegando nas Profundezas do Ser
Mercado eleva para 3,49% projeção de expansão da economia em 2024
Como o Sedentarismo Pode Afetar Seu Coração
Prefeito entrega obra da Praça Rachid Jaudy e destaca homenagem a Dante
TCE: balanço lembra crivo da Corte de Contas sobre obras do Estado
A prisão de um político-militar: o que o futuro reserva ao general Braga Netto