
"O deputado estadual Wilson Santos convidou a defensora pública de Mato Grosso, Gabriela Beck, via requerimento oficial, à comparecer à Assembleia Legislativa, na próxima quarta-feira (5), às 10h, para esclarecer a agressão sofrida por ela durante processo de desocupação de uma área no município de Novo Mundo (744 km de Cuiabá)", informa.
Vale lembrar que instituições como a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso manifestam repúdio ao que classificaram de "atos de violência" que teriam sido cometidos no Estado - no contexto de despejo de famílias no interior de Mato Grosso.
Sobre o convite à defensora na AL:
Gabriela foi detida por militares na última segunda-feira (27), enquanto atendia a população em uma área próxima à área de conflito desocupada com truculência policial e sem determinação da Justiça. Na ocasião, um padre e outros trabalhadores também acabaram presos.
"Após tomar conhecimento de todos os fatos e ter acesso ao boletim de ocorrência, a defensora-geral, Luziane Castro, saiu em defesa de Gabriela. Inclusive, citou que ela sofreu agressões físicas por parte do Major que comandava a operação", diz justificativa do requerimento apresentado pelo parlamentar.
Gabriela Beck chegou a ter os cabelos puxados pelo militar agressor.
"Há indicativos que houve excessos e que o episódio não somente revela o autoritarismo do Poder Público, o manifesto descumprimento das normativas sobre o assunto e a marginalização de direitos fundamentais, como o desprezo violento pelo trabalho de membros da Defensoria Pública do Mato Grosso. [...] A instituição virá a público para contextualizar o ocorrido e cobrar providências das autoridades competentes em relação aos abusos cometidos pelo oficial", justificou Wilson Santos.
Com Robson Fraga/Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tarifaço é ineficaz até para americanos, diz economista de Harvard
Secretário alerta: MT poderá ter uma redução de 30% na arrecadação
VG confirma prioridades: Rodoviária, IML, Mercado, maternidade e DAE
Juizado Ambiental apreende quase duas toneladas de carvão mineral
Cesta básica volta a ficar abaixo dos R$ 800, aponta estudo
A Bomba-Relógio Social: Entre o MEI, o Auxílio e o Algoritmo
O valor das pequenas tradições em um mundo cada vez mais fragmentado
Adolescência, o desafio dos filhos e o aprendizado dos pais
Após ação do MP, PC prende vereador acusado de manter farmácia clandestina
Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade do ar em 5 estados e DF