Sonia Fiori
Deputado estadual Lúdio Cabral (PT) - nome forte que poderá ser confirmado à corrida ao comando do Palácio Alencastro - sede da prefeitura de Cuiabá - Eleições 2024 - foca ações na Assembleia Legislativa para apoiar um dos principais gargalos da gestão: a saúde pública.
Experiência baliza a trajetória do parlamentar - também no contexto de disputas eleitorais. Em 2012 - ele pontuou o segundo turno na corrida à prefeitura da Capital. Nas Eleições de 2014 - concorreu ao Governo de Mato Grosso e cravou 472.507 votos.
Na Federação integrada pelo PT, PV e PCdoB - que analisa o nome do vice-prefeito de Cuiabá, Roberto Stopa, Lúdio poderá vencer e ser confirmado - já articulando com outras legendas - devendo fazer frente a outros pré-candidatos, como o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União).
Nesse enredo, o deputado federal Abílio Brunini (PL) mantém reconhecida musculatura política, leia-se o terreno eleitoral pavimentado pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro.
A aposta no nome de Lúdio ganha adornos poderosos considerando o alinhamento ao Governo Federal - já que Botelho conta com aval do Governo do Estado.
Cabral, por sua vez, também tem ao seu lado a simpatia do presidente do PSD estadual - ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro - numa seara que poderá ser definida nos próximos dias - sobre a escolha do nome da Federação.
Saúde
No Poder Legislativo - Lúdio Cabral ressalta a urgência para "socorrer" a Saúde no município.
Em tempo - a prefeitura de Cuiabá - conforme levantamento - tem reiterado que cerca de 60% do atendimento no Hospital Municipal (HMC), são referentes aos municípios do interior de Mato Grosso. E nesse quadro, o Governo Federal - via Ministério da Saúde, destina R$ 60 milhões para amparar a crise no setor.
Confira na íntegra informações divulgadas pela assessoria de Cabral - em relação às emendas:
Emendas impositivas do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) vão garantir R$ 5 milhões para melhorar a saúde pública de Cuiabá. Os recursos vão ser usados para reabrir duas policlínicas e reformar uma terceira, além de zerar a fila de mais de 3,5 mil cirurgias de otorrinolaringologia no Hospital Municipal São Benedito, e melhorar o atendimento aos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).
"O principal problema de Cuiabá hoje é a saúde pública. Precisamos melhorar a qualidade da atenção primária e da atenção secundária à saúde, agregando tecnologia e condições de atendimento à população", afirmou Lúdio, que é médico sanitarista e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
A Policlínica do Pedra 90, inaugurada em 2009, vai ser reformada com parte dos recursos destinados por Lúdio. A unidade também vai receber equipamentos a serem adquiridos com emenda do deputado: estão previstas compras de aparelho de eletrocardiograma, cardioversor, desfibrilador e monitor cardíaco, além de macas e mobiliários.
Já a Policlínica do Coxipó vai receber recursos para concluir sua reforma, atualmente em andamento. Nessa mesma unidade, as emendas de Lúdio vão garantir a compra de equipamentos de ultrassonografia, colposcopia e maca ginecológica para atender a saúde da mulher e das gestantes, além de eletrocardiograma e ecocardiograma para melhorar a atenção cardiovascular.
Na Policlínica do Planalto, devem ser adquiridos novos equipamentos de ultrassonografia, colposcopia e maca ginecológica para atender a saúde da mulher e das gestantes, além de eletrocardiograma e ecocardiograma, na atenção de cardiologia.
Para o Hospital São Benedito, Lúdio destinou recursos para aquisição de instrumentais cirúrgicos utilizados em cirurgias de otorrinolaringologia de crianças e adultos que aguardam na fila de espera para realizar procedimentos das amígdalas, adenoides, entre outros.
"As emendas são impositivas, ou seja, devem ser obrigatoriamente pagas pelo governo estadual. E nós vamos acompanhar todas as etapas da execução desses recursos em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso", adiantou o deputado.
Grupos prioritários e terapias complementares
Lúdio Cabral garantiu com as emendas a aquisição de aparelhos para colposcopia. Com isso, a atenção à Saúde da mulher pode ter, de forma descentralizada, o diagnóstico precoce de problemas que podem causar câncer. Para as gestantes, os recursos alocados pelo deputado vão ser utilizados na compra de aparelhos de ultrassonografia, facilitando o acesso ao pré-natal e o acompanhamento da gestação.
Outros recursos destinados por Lúdio por meio de emenda devem atender ao "Projeto de atenção e promoção à saúde da Pessoa Idosa", em parceria com a entidade filantrópica Associação Espírita Wantuil de Freitas. E ainda, as emendas vão servir para comprar equipamentos e materiais para ampliar a oferta de terapias complementares e integrativas como acupuntura, auriculoterapia, yoga, fitoterapia, entre outros, na rede pública de saúde.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal