Da Redação
"O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) realiza, nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, audiência pública para debater a Valorização das Carreiras dos Profissionais da Rede Federal de Educação e o Fortalecimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A audiência será na Assembleia Legislativa, com transmissão pelo YouTube e pela TV AL (canal 30.1)", informa.
Via Comunicação - ressalta:
“As instituições federais de ensino superior têm um papel muito importante para o desenvolvimento de Mato Grosso. Elas atuam na formação acadêmica, científica, tecnológica e profissional da nossa população. Fortalecer as instituições de ensino superior público significa melhorar e ampliar o acesso da população à educação pública, e consequentemente ter melhores condições de trabalho e emprego. Para isso, é necessário valorizar os servidores que fazem isso acontecer”, disse Lúdio.
Os servidores técnico-administrativos e docentes das duas instituições estão em negociação com o Governo Federal pela reestruturação de carreiras e salários, além de reposição de perdas inflacionárias desde 2015. Atualmente, os técnicos da UFMT e os técnicos e docentes do IFMT estão em greve.
Segundo a Federação dos Sindicatos de Servidores Técnico-administrativos Educacionais (TAEs) do Brasil (Fasubra), essa categoria tem a maior rotatividade dentre os cargos do Executivo Federal, e cerca de 70% dos profissionais abandonam suas carreiras em até 3 anos de vínculo.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão
Setembro Amarelo Não Funciona
Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro