Da Redação
Autoridades e líderes políticos lamentaram o falecimento da deputada federal, Amália Barros (PL) - aos 39 anos. A morte da parlamentar foi confirmada na madrugada deste domingo (12/5).
Prefeitura de Cuiabá - Nota de Pesar:
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro, receberam com extremo pesar a notícia do falecimento da deputada federal Amália Barros (PL-MT), aos 39 anos. A informação foi divulgada na madrugada deste domingo (12) nas redes sociais da parlamentar, que era vice-presidente do PL Mulher Nacional. Amália, que era jornalista, foi eleita deputada federal em 2022 e estava internada desde o dia 1º de maio para a retirada de um nódulo no pâncreas. Ela estava sob cuidados intensivos no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
"Que nosso Senhor Jesus possa amparar os corações dos amigos, familiares e colegas da parlamentar em um momento de tamanha tristeza", declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal. Aos 20 anos de idade, Amália perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma infecção, a toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve, em 2016, que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular.
Em 2021, Amália lançou o livro “Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, contando sua história, fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. Por meio dele, a deputada federal realizou diversas campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais, beneficiando milhares de pessoas.
Além disso, ela se dedicou à aprovação da Lei. 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial e deu às pessoas com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência.
Filiada ao Partido Liberal (PL), a jornalista foi eleita deputada federal por Mato Grosso, em 2022, recebendo mais de 70 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado. Na Câmara, ela passou a integrar as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.
O sepulamento da deputada será realizado na cidade de Mogi Mirim, em São Paulo.
Deputada Janaina Riva - Nota de Pesar:
Neste momento de dor, em que a tristeza nos invade pela perda precoce da amiga e deputada federal Amália Barros, peço a todos os mato-grossenses que orem pela família enlutada dela e para que Jesus a receba em seus braços.
Acompanhei de perto não só a trajetória política, mas a luta de vida da Amália. Tenho certeza que a luta pela aprovação da Lei Federal Amália Barros, em defesa dos monoculares e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência, são legados que farão com que seu nome viva para sempre em cada uma das pessoas que tiverem seus direitos reconhecidos por meio de suas leis.
Mato Grosso e todo o País perde com a partida precoce da Amália, uma deputada federal aguerrida e um ser humano excepcional.
*Deputada Estadual Janaina Riva*
Governo de MT - Nota de Pesar:
O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento da deputada federal Amália Barros, na noite deste sábado (11.05), aos 39 anos.
Amália Barros estava internada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde o dia 1º de maio, para retirada de um nódulo no pâncreas.
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes prestaram condolências à família e aos amigos da parlamentar.
“Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da deputada Amália Barros. Sua partida prematura deixa um vazio imensurável na política brasileira. Amália foi uma figura incansável na defesa dos direitos e no combate às injustiças. Seu compromisso e dedicação serão lembrados com respeito e admiração. Enviamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos nesse momento de luto”, lamentaram o governador e a primeira-dama.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também externou pesar pelo falecimento de Amália.
“Foi com profundo pesar que recebi a triste a notícia do falecimento da deputada. Sua partida prematura é uma perda significativa para Mato Grosso. Sua representatividade em causas tão importantes serão lembradas com admiração e gratidão. Que a sua memória inspire futuras gerações a seguir seus passos e a lutar por seus ideiais que ela defendeu com tanto fervor. Minhas mais sinceras condolências à família e amigos. Que encontrem conforto na lembrança do legado deixado por ela”, expressou o secretário.
Os locais de velório e sepultamento ainda não foram divulgados.
Deputado estadual Júlio Campos - Nota de Pesar:
Com profundo pesar envio os pêsames aos familiares e amigos da brilhante *deputada federal e jornalista Amália Scudeler de Barros Santos*, que internada para a retirada de um nódulo no pâncreas perdeu a luta pela vida num leito hospitalar em São Paulo, na noite do sábado, 11 de maio. Jovem mulher guerreira, *Amália Barros enfrentou vários problemas de saúde e inclusive a perda da visão*.
*Seu nome foi dado à lei que ampara os portadores de visão monocular*. *Mato Grosso perde um ser humano iluminado*. A política deixa de contar com um bom nome para a renovação de seus quadros.
*A família reconhece a fragilidade humana e a entrega para Deus*. *Descanse em paz jovem deputada federal Amália Barros*. Que seus exemplos de luta e superação inspirem as mulheres.
Obrigado deputada federal Amália Barros. *Que Deus lhe dê luz na eternidade*.
*Deputado estadual Júlio Campos e Família*
Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso - Nota de Pesar:
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da deputada federal Amália Barros.
“Amalia foi um exemplo de superação, venceu as adversidades da vida, foi eleita deputada federal e se dedicou por inteiro em prol das pessoas que mais precisam. Sua partida deixa um enorme vazio, mas seu legado é eterno. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, externou o presidente.
Tribunal de Justiça de MT - Nota de Pesar:
Com profundo pesar, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, lamenta o falecimento da deputada federal Amália Barros, ocorrido neste domingo (12 de maio), em um hospital de São Paulo (SP), em decorrência de complicações pós-cirúrgicas.
"É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento precoce da deputada federal Amália Barros. Tive a satisfação de conhecê-la pessoalmente, em meu gabinete, no início de seu mandato, oportunidade em que pude desejar a ela boa sorte em sua empreitada, enquanto representante do povo mato-grossense no Parlamento federal e dizer o quanto sua trajetória de vida era uma inspiração a todas as mulheres do nosso estado. Certamente, o legado deixado pela deputada Amália Barros continuará servindo de exemplo. Neste momento, voltamos nossos pensamentos aos familiares e amigos e rogamos a Deus para que a receba num bom lugar e acalente os corações enlutados", declarou.
Além da reunião com a presidente do TJMT no início do mandato, em fevereiro de 2023, a deputada Amália Barros também participou de forma on-line do 1° Encontro de Acessibilidade do Poder Judiciário, em novembro do ano passado. Naquela ocasião, a parlamentar reforçou seu compromisso com a pauta da inclusão das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade.
Amália Barros era natural de Mogi Mirim (SP) e foi eleita deputada federal por Mato Grosso, com mais de 70 mil votos, em 2022. Ela deixa esposo. O velório e o sepultamento serão realizados nesta segunda-feira (13) na sua cidade natal, onde o corpo do pai da parlamentar, Bino Barros, está enterrado.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tarifaço é ineficaz até para americanos, diz economista de Harvard
Secretário alerta: MT poderá ter uma redução de 30% na arrecadação
VG confirma prioridades: Rodoviária, IML, Mercado, maternidade e DAE
Juizado Ambiental apreende quase duas toneladas de carvão mineral
Cesta básica volta a ficar abaixo dos R$ 800, aponta estudo
A Bomba-Relógio Social: Entre o MEI, o Auxílio e o Algoritmo
O valor das pequenas tradições em um mundo cada vez mais fragmentado
Adolescência, o desafio dos filhos e o aprendizado dos pais
Após ação do MP, PC prende vereador acusado de manter farmácia clandestina
Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade do ar em 5 estados e DF