Com o objetivo de ampliar o acesso das cidadãs e cidadãos aos serviços do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), uma equipe de servidoras e servidores participa de uma capacitação para inclusão da Carta de Serviços do Tribunal no portal do Governo do Estado e aplicativo MT Cidadão. O curso teve início nesta segunda-feira (06.11) e segue até esta terça-feira (07.11).
Neste primeiro dia, foram trabalhados alguns conceitos e fornecidas instruções para a elaboração e/ou adequação da Carta de Serviços, aspectos da Lei federal 13460/2017, e informações sobre a importância de adotar uma linguagem cidadã, também chamada de linguagem simples. A equipe que participa do curso também iniciou, já no primeiro dia, a atividade prática que resultará na inclusão da Carta de Serviços no portal e aplicativo do Governo do Estado.
A iniciativa faz parte do projeto Conexão Cidadã, liderado pelo juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Villela, e que atende à Meta 9, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Esta meta trata da questão da inovação tecnológica. E nós resolvemos fazer uma parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, para que a Carta de Serviços do Tribunal Regional Eleitoral seja também inserida no portal e no aplicativo MT Cidadão. O principal objetivo é facilitar o acesso à eleitora e ao eleitor aos serviços da Justiça Eleitoral”.
O juiz auxiliar da Presidência destacou que o projeto deve ser concluído até o mês de dezembro deste ano. “Por isso, estes treinamentos são muito importantes. Fizemos o contato com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra Guimarães dos Santos, que nos atendeu prontamente. Dessa forma, conseguiremos disponibilizar os serviços, além do nosso site e canal via Ouvidoria, no MT Cidadão, é um caminho a mais, uma forma de facilitar a consulta às pessoas que procuram algum serviço do Governo do Estado e já podem acessar os serviços eleitorais em um mesmo local”, acrescentou o juiz Aristeu Dias Batista Villela.
O curso é ministrado pela coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Processos, vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Organizacional da Seplag-MT, Regina Doy, que explicou o conceito da Carta de Serviços. “É um documento, página ou portal onde a entidade pública insere suas informações básicas e lista todos os serviços públicos prestados, especificando as etapas, público-alvo, assim como locais, horários e formas como os cidadãos podem ter acesso a esses serviços”. Ela também falou, dentre outras coisas, sobre os pilares que devem ser levados em conta na implementação da Carta de Serviços. “É preciso trabalhar a informação, com compromisso e melhoria contínua de gestão. O curso é importante para capacitar as servidoras e servidores na adequação da Carta, a fim de ela fique no padrão do Governo do Estado, para que a gente possa publicar dentro do portal de serviços”.
Nesta terça-feira (07.11), as atividades práticas terão continuidade e contarão, ainda, com o apoio da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplan), que irá validar as informações inseridas pela equipe responsável por esta etapa. Após a validação, terá início o trabalho de lançar as informações dentro do portal.
A equipe desta etapa é formada por três servidoras e servidores dos Cartórios Eleitorais, dois da Secretaria Judiciária e uma da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT). Além disso, mais servidoras e servidores participam do processo de implementação de todo o projeto.
Da Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro