• Cuiabá, 03 de Setembro - 2025 00:00:00

Caso de gripe aviária é investigado em MT, informa Ministério da Agricultura

  • Em Geral
  • 04/11/2023 10:11:00

Da Redação

O estado de Mato Grosso, juntamente com outras regiões do Brasil, enfrenta desafios relacionados à influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em aves silvestres. Segundo o Ministério da Agricultura, foram identificados dois novos focos da doença em aves silvestres no país e um desses casos é investigado em Mato Grosso.

No total, o Brasil contabiliza 134 casos de IAAP em animais silvestres, sendo 131 em aves silvestres e três em leões-marinhos. Além disso, há três focos da doença em produção de subsistência, envolvendo criação doméstica. No geral, somam-se 137 casos. Segundo o  MInistério, existem 16 investigações em andamento, com coleta de amostras, mas ainda sem resultados laboratoriais conclusivos.

Dentre os casos em investigação, seis estão relacionados à produção de subsistência. Três desses casos estão sendo analisados no estado do Rio Grande do Sul, um em Mato Grosso, um em Rondônia e outro no Amazonas.

Ainda segundo O MInistério da Agricultura, as notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não afetam o status do Brasil como país livre de IAAP e não impõem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). 

 

(Com assessoria MInistério da Agricultura)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: