A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, esteve, nesta segunda-feira (16.10), na Escola Estadual Daniel Martins de Moura, em Rondonópolis, para prestigiar o Projeto Jovem Eleitor. Este projeto inovador, idealizado pela 10ª Zona Eleitoral da cidade, tem como objetivo incentivar e facilitar o alistamento de jovens de 15 a 17 anos.
Até o fechamento do cadastro eleitoral, em maio de 2024, uma equipe de servidores da Justiça Eleitoral percorrerá 30 escolas públicas de Rondonópolis, oferecendo o alistamento diretamente no ambiente escolar. A expectativa é atender durante todo o período cerca de 10 mil estudantes.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro destacou que o projeto Jovem Eleitor representa um passo significativo no fortalecimento da democracia em Rondonópolis e em todo o Brasil. “A gente chama todos os jovens para se alistarem, para que obtenham seu título de eleitor, que participem das eleições. Afinal de contas, com isso, o jovem está participando da transformação, da organização, da administração do seu município, do seu estado. Esse projeto é muito importante, estamos aqui conclamando os jovens para se inscreverem na Justiça Eleitoral, não só para votarem, mas eles precisam do título para o exercício de diversos outros direitos civis”.
Ela também elogiou os esforços da 10ª Zona Eleitoral e da equipe da Justiça Eleitoral em levar o alistamento diretamente às escolas, e enfatizou que isso torna o processo mais acessível e conveniente para os jovens, eliminando barreiras burocráticas e incentivando uma participação ativa na vida política.
O juiz da 10ª Zona Eleitoral, Rhamice Ibrahim Ali Ahmad Abdallah, ressaltou que o Jovem Eleitor é um projeto direcionado para despertar a consciência de todos os jovens com relação à importância de participar do processo democrático de escolha daqueles que vão gerir a nossa sociedade e a nossa cidade. “Eu entendo que esse projeto não é somente importante para que a pessoa vote, mas que vote com consciência, sabendo o porquê de votar, o porquê da importância do ato de votar, que não é somente para eleger alguém que conhece, aquela pessoa que nós gostamos e tudo mais, um parente. Vai muito além disso, porque se trata de escolher uma pessoa que tenha capacidade de fazer alguma coisa que venha somar com a nossa cidade. Esse projeto vem para que o jovem entenda a importância do voto e de estar inserido nesse processo eleitoral”.
O evento também contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, e do diretor da escola, Watson Silva de Almeida Lara.
Até o momento, o projeto já percorreu três escolas de Rondonópolis e 400 jovens já se alistaram.
Por Andréa Martins Oliveira/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro