A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, esteve, nesta segunda-feira (16.10), na Escola Estadual Daniel Martins de Moura, em Rondonópolis, para prestigiar o Projeto Jovem Eleitor. Este projeto inovador, idealizado pela 10ª Zona Eleitoral da cidade, tem como objetivo incentivar e facilitar o alistamento de jovens de 15 a 17 anos.
Até o fechamento do cadastro eleitoral, em maio de 2024, uma equipe de servidores da Justiça Eleitoral percorrerá 30 escolas públicas de Rondonópolis, oferecendo o alistamento diretamente no ambiente escolar. A expectativa é atender durante todo o período cerca de 10 mil estudantes.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro destacou que o projeto Jovem Eleitor representa um passo significativo no fortalecimento da democracia em Rondonópolis e em todo o Brasil. “A gente chama todos os jovens para se alistarem, para que obtenham seu título de eleitor, que participem das eleições. Afinal de contas, com isso, o jovem está participando da transformação, da organização, da administração do seu município, do seu estado. Esse projeto é muito importante, estamos aqui conclamando os jovens para se inscreverem na Justiça Eleitoral, não só para votarem, mas eles precisam do título para o exercício de diversos outros direitos civis”.
Ela também elogiou os esforços da 10ª Zona Eleitoral e da equipe da Justiça Eleitoral em levar o alistamento diretamente às escolas, e enfatizou que isso torna o processo mais acessível e conveniente para os jovens, eliminando barreiras burocráticas e incentivando uma participação ativa na vida política.
O juiz da 10ª Zona Eleitoral, Rhamice Ibrahim Ali Ahmad Abdallah, ressaltou que o Jovem Eleitor é um projeto direcionado para despertar a consciência de todos os jovens com relação à importância de participar do processo democrático de escolha daqueles que vão gerir a nossa sociedade e a nossa cidade. “Eu entendo que esse projeto não é somente importante para que a pessoa vote, mas que vote com consciência, sabendo o porquê de votar, o porquê da importância do ato de votar, que não é somente para eleger alguém que conhece, aquela pessoa que nós gostamos e tudo mais, um parente. Vai muito além disso, porque se trata de escolher uma pessoa que tenha capacidade de fazer alguma coisa que venha somar com a nossa cidade. Esse projeto vem para que o jovem entenda a importância do voto e de estar inserido nesse processo eleitoral”.
O evento também contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, e do diretor da escola, Watson Silva de Almeida Lara.
Até o momento, o projeto já percorreu três escolas de Rondonópolis e 400 jovens já se alistaram.
Por Andréa Martins Oliveira/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PF deflagra mais uma operação contra rede de pedofilia em MT
Fethab da Vaca: AL aprova projeto do Governo para redução de 30%
Operação da PC mira roubos e latrocínios de motoristas de aplicativos
Operação da PF desmantela esquema de fraudes na Caixa Econômica
Jayme: homem que agride mulher, é covarde, é indigno
Desvios de emendas: STF marca para quinta interrogatório de deputados
Obesidade vai além de comer menos e se exercitar mais
Estado: Van Rosa do SER Família Mulher reforça políticas no interior
A propaganda é a alma do negócio, mas com saúde não se brinca
Clima extremo e o papel do seguro: uma ferramenta essencial para o Brasil do futuro