Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, sob gestão do Gabinete Estadual de Intervenção, informa que "inicia nesta segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco em crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme calendário do Ministério da Saúde".
A assessoria divulgou mais informações - confira:
O serviço de imunização está disponível nas 66 unidades básicas de saúde de Cuiabá com salas de vacina, com exceção da vacina BCG e da tríplice viral, que são disponibilizadas em um cronograma especial.
“É muito importante que as mães, pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes compareçam a uma das unidades para atualizar a caderneta de vacinação. Nosso dia D será no dia 23 de setembro, mas todas as nossas unidades estão com as vacinas disponíveis no horário de atendimento normal para quem deseja ir em outra data”, destaca a cointerventora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Amorim.
A cointerventora acrescenta que, além de crianças e adolescentes, adultos e idosos também possuem um calendário de vacinação previsto pelo Ministério da Saúde e devem se imunizar.
“Nossas unidades estão preparadas para colocar a caderneta de vacinação de todas as idades em dia. Não podemos deixar de nos proteger. Pedimos para a população que busque a unidade de saúde mais próxima de casa para ficar com o calendário de vacinas em dia”, frisa.
Catarina ressalta que as salas de vacina que estavam fechadas antes da intervenção foram reabertas para que o morador de Cuiabá possa ter o serviço o mais próximo possível de onde mora, com todas as vacinas garantidas para a população. As duas únicas vacinas que ainda possuem horários e/ou locais definidos são a BCG e a tríplice viral, por causa da baixa disponibilidade nacionalmente.
A BCG está disponível de forma escalonada em 14 unidades básicas de saúde, conforme programação abaixo, com dias da semana e horários de aplicação de cada uma. A Tríplice Viral está disponível em todas as unidades básicas de saúde às terças e quintas-feiras, dentro do horário de atendimento normal.
Das 67 unidades básicas de saúde em Cuiabá, 66 têm salas de vacinação ativas. Além delas, há duas vans do projeto AMOR, que leva a aplicação de vacinas para a área rural do município e duas vans do projeto Consultório na Rua, que atende a população em situação de rua. A única unidade básica de saúde de Cuiabá que não oferece o serviço de vacinação é o Centro de Saúde Enfermeira Ana Poupina, por fazer parte de outra estratégia de atuação que é focada na oferta de serviços especializados na rede básica, como por exemplo, o exame do sopro ou espirometria.
Em Cuiabá, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação está previsto para ocorrer no dia 23 de setembro. As vacinas de rotina do calendário nacional são: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10 Valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY.
BCG
O atendimento da BCG acontece nos seguintes locais, dias e horários:
Às segundas-feiras
UBS Clínica da Família – 9h às 15h
UBS Tijucal – 8h às 14h
UBS Jardim Florianópolis/União - 9h às 11h e das 13h às 15h
Às terças-feiras
UBS 1º de Março - 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS Nova Esperança – 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS Santa Isabel – 9h às 11h e das 13h às 15h
Às quartas-feiras
UBS Dr. Fábio II - 7h às 11h
UBS Cidade Verde – 7h às 11h
UBS Grande Terceiro - 7h às 11h
Às quintas-feiras
UBS Quilombo – 7h às 11h
UBS Santa Terezinha – 7h às 11h
UBS Pedra 90 I e II –7h às 11h
Às sextas-feiras
UBS Pico do Amor – 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS Paiaguás – 9h às 11h e das 13h às 15h

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro