A Câmara Municipal de Várzea Grande, aprovou por unanimidade durante a Sessão Ordinária da última terça-feira, 8 de agosto, o Projeto de Lei nº 127/2023 de autoria do vereador ÍCARO REVELES (PDT) que cria e denomina de EMEB Eda Baracat da Silva a escola localizada no bairro Nova Fronteira.
Essa escola pertencia ao Estado e foi entregue para o município, conforme explicou o vereador, havia necessidade urgente de regulação formal e legal, para então serem feitas as contratações dos profissionais da educação e os alunos possam ser matriculados o mais breve possível.
Quem foi a Professora Eda Baracat da Silva
A Professora Eda Baracat da Silva nasceu no dia 1º de junho de 1929 na cidade de Várzea Grande – MT, filha de Miguel Baracat e Warda Zain Baracat, imigrantes sírios que aqui aportaram na década de 20 e foram pioneiros na povoação de nossa cidade.
Seus primeiros anos escolares se deram aqui, mais precisamente em uma sala cedida pelos seus pais, nascendo ali a paixão pela educação. Concluiu seus estudos dos anos iniciais, antigo primário na escola Pedro Gardés e sua formação ginasial se deu no colégio Estadual Liceu Cuiabano.
Casou-se em 24 de junho de 1950 com Alvino Francisco da Silva, popularmente conhecido como Viló. Dessa união nasceram 10 filhos, 18 netos e 2 bisnetos.
Na década de 70, Dona Eda retomou seus estudos para concluir o normal, nome dado na época ao magistério. Dos muitos alunos que passaram pelos seus ensinamentos, centenas de várzea-grandenses, incluindo os ex-governadores e senadores Jaime Campos e Júlio Campos.
Eda Baracat tinha como principais prioridades a dedicação à família e a Educação, isso ficou evidenciado pelo incentivo e formação de todos seus filhos, com nível superior, alguns chegaram até o doutorado e até mesmo Professores da UFMT, a exemplo da mãe. São ilustres personalidades que contribuem para o crescimento de nosso município são: Alvino Francisco da Silva Filho, Ivelise Regina da Silva Valério (In memorian), Evandro José da Silva, Zélia da Silva Vitorio, Maísa da Silva, Eros Sebastião da Silva, Ivone Auxiliadora da Silva, Rinaldo Carlos da Silva e Rildo Rogerio da Silva.
Durante toda sua vida, Eda Baracat foi professora no município de Várzea Grande, trabalhou no colégio Pedro Gardés e finalizou sua carreira na secretaria do colégio Fernando Leite de Campos.
Essa nobre mulher deixou seu legado, com uma linda trajetória de amor, cuidado, respeito e responsabilidade com a educação e aprendizagem. Entre suas várias citações a respeito da educação uma nos marcou sobremaneira: “A evolução do ser humano tanto moral como financeira, só se dá por meio da Educação.”
Assim, se mostra extremamente merecida e satisfatória essa homenagem a essa grande mulher e a essa família várzea-grandense por parte dessa Casa de Leis.
Da Assessoria/Elisângela Marcoski

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro