• Cuiabá, 26 de Agosto - 2025 00:00:00

Oficializado em MT o Dia Estadual de Conscientização do TDAH


Da Redação

Autor da Lei 12.193/2023, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) comemorou a oficialização do Dia Estadual da Conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, em Mato Grosso - 13 de julho. 

A data entrou para o calendário oficial do estado com a sanção da lei 12.193/2023, pelo governador Mauro Mendes (União), no dia 20 de julho deste ano.

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
 

Sintomas em crianças e adolescentes

Entre crianças e adolescentes alguns dos sintomas da TDAH são agitação, inquietação, movimentação constante pelo ambiente. Estas pessoas não conseguem ficar paradas por muito tempo: mexem nos objetos dentro do ambiente onde estão, movimentam pés e mãos continuamente, falam muito, têm dificuldade de permanecer atentas em atividades longas e repetitivas, se distraem com facilidade e tem rompantes de esquecimento. A impulsividade é outra característica; pessoas com TDAH não conseguem esperar sua vez, não completam leituras, interrompem conversas e têm dificuldade em organizar e planejar o que precisam fazer. 

Sintomas em adultos

Adultos com TDAH costumam ter dificuldade em organizar e planejar atividades do dia a dia, principalmente em dar prioridade às suas ações. Estressam-se muito ao assumir diversos compromissos e não sabem por onde começar. Por medo de não conseguirem dar conta de tudo, acabam deixando trabalhos incompletos e começam outra atividade esquecendo-se de voltar ao que começaram anteriormente. Têm dificuldade para realizar suas tarefas sozinhos e precisam ser lembrados pelos outros, o que pode causar muitos problemas no trabalho, nos estudos ou nos relacionamentos com outras pessoas.

Tratamento

O TDAH deve ser tratado de modo múltiplo, combinando medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia (quando houver também transtornos de fala e ou de escrita); orientação aos pais e professores e ensino de técnicas específicas para o paciente compõem o tratamento.



Com Assessoria e informações do Ministério da Saúde




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