A infância merece atenção, respeito, ter assistência em sua criação e proteção, pré-requisitos que são básicos para o desenvolvimento dos indivíduos. Os pais e os cuidadores, além dos pequeninos, precisam estar cientes dos direitos infantis, a fim de evitar situações de negligência. Por se encontrar em um processo de formação e por não saber se defender, crianças e adolescentes necessitam de um cuidado imprescindível.
No mês em que se comemora os 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Legião da Boa Vontade (LBV), entidade beneficente, convida a sociedade para refletir sobre essa importante temática: a proteção social e a garantia dos direitos infantis.
“A prevenção é o melhor remédio”, um dito popular que todos conhecem e é nessa linha que a Instituição atua, proporcionando um atendimento socioassistencial voltado para a preservação dos vínculos familiares, a fim de que não sejam rompidos e que meninas e meninos se sintam acolhidos e protegidos. “Se a família está passando por um processo de desestruturação, a Instituição faz a mediação entre ela junto à criança e ao adolescente”, explica Mariana Bloomfield, assistente social da LBV. Além disso, a Entidade trabalha em conjunto com os órgãos de direito e mobiliza sua rede de suporte para oferecer um ambiente seguro para a criança em situações de violação.
Todo o trabalho da LBV é norteado pelo ECA, e suas ações têm o propósito de oferecer o melhor aos seus atendidos: um ambiente de proteção; de acolhimento; com alimentação digna diariamente; com atividades de lazer, esportivas e culturais; bem como oficinas socioeducativas e a distribuição de materiais escolares para incentivar os estudos. Na opinião de Mariana, com o ECA foi possível ter o discernimento “que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, seres pensantes, críticos, propositivos e pessoas em desenvolvimento. Todos os braços da Instituição são alinhados com o ECA, seja no trabalho da reeducação com a família, com o esporte na escola, dando voz a eles e incentivando o protagonismo infantojuvenil”.
Nesse sentido, Adriana Brasilino, também assistente social na LBV, comenta que as ações da Instituição possibilitam o crescimento, pois “coloca a criança como um protagonista de sua história e oportuniza que ela possa sair da situação vulnerável, bem como crescer e se desenvolver”.
A Legião da Boa Vontade conta com um time multidisciplinar em todo o Brasil que identifica as famílias em situação de risco ou em vulnerabilidade social. A equipe está capacitada para acolher, ouvir, olhar caso por caso e amparar quem mais precisa.
A você, que ajuda a LBV com os recursos tão necessários, o nosso agradecimento por investir em ações que visam a proteção e o desenvolvimento de milhares de famílias, transformando positivamente muitas vidas.
Confira as ações da LBV
Todas as iniciativas da LBV podem ser conferidas acessando o site www.lbv.org.br ou o perfil @LBVBrasil no instagram e no facebook. Para doações, utilize a chave: pix@lbv.org.br.
Serviço:
Conheça a LBV
Em Cuiabá/MT, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado Rua São José Operário, s/nº - Dom Aquino - (65) 3317-3808.
Da Assessoria LBV

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção