O Procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar abordou, na terça-feira (11/07), o tema sobre Direito e Novas Tecnologias, em continuidade às programações do Fórum Internacional de Direito, na Universidade de Siena, Itália.
Na oportunidade, a programação teve início com a aula magna do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, André Ramos Tavares. O evento é promovido pela Escola de Direito da Alfa Educação com a Università di Siena e a Universidad de Valladolid, em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.
O procurador-geral de Contas Alisson Alencar falou sobre um sistema de e-marketplace na Administração Pública por meio de credenciamento em compras públicas. “Essa possibilidade é construída a partir das inovações promovidas pela Nova Lei de Licitações, notadamente quanto à regulamentação do credenciamento e à criação do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)”, disse o Procurador-geral de Contas.
De acordo com o procurador-geral de contas serão investigados, durante a apresentação, os fundamentos teóricos, legais e jurídicos que autorizam essa hipótese, bem como serão avaliadas as vantagens proporcionadas e eventuais empecilhos que esse modelo poderia proporcionar nos quesitos eficiência e economicidade de aquisições em órgãos e entidades administrativas do Brasil. “Destaco alguns pontos de atenção sobre o tema, como, regulamentação das novas tecnologias; proteção de dados e desenvolvimento de tecnologias voltadas para temas complexos do setor público.”
Salientou ainda que há um caminho a ser percorrido, é necessário a disrupção para redescobrir a burocracia à luz da tecnologia.”Temos um longo desafio pela frente, precisamos de gestores alinhados nos projetos governamentais, gestores que estão dispostos a mudanças. Com as novas tecnologias os gestores públicos teriam mais precisão em sua atuação, seguindo um modelo de aquisição juridicamente viável, aceito e defensável, além da agilidade também para as empresas fornecedoras, transparência na oferta e celeridade na contratação.”
A programação do evento encerra no dia 14 de julho, e na ocasião, o Procurador-geral de Contas mediará ainda, a palestra sobre Justiça Constitucional e democracia, juntamente com o palestrante Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e o Ministro André Ramos Tavares.
Diversos outros temas serão abordados como Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento, Sistema Jurídico e Decisão Judicial, Inclusão, diversidade e direitos sociais, Tributação e Democracia, entre outros. Alunos de vários níveis de estudo: Graduação, Mestrado, Doutorado, Doutores e Pós-Doutores podem participar do evento.
O encontro tem o objetivo de oferecer um amplo conhecimento de ambos os sistemas, aproveitando a imersão completa no ambiente Europeu jurídico e cultural. Além disso, vem apresentando as principais questões levantadas pela globalização do direito e pela comunicação transjudicial, com foco nos sistemas Europeu e Latino-Americano.
Da Comunicação TCE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção