O exercício da cidadania e a importância do voto para a democracia foram abordados em uma palestra ministrada pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Jamilson Haddad Campos, na manhã desta sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Acorizal. Além da comunidade em geral local, participaram estudantes da Escola Estadual Pio Chamado.
O magistrado destacou que a democracia virou realidade na vida em sociedade e que a participação de estudantes e jovens é essencial para a efetividade da cidadania. “Este envolvimento pode se dar antes mesmo de votar, com apresentação de sugestões e demandas. Vivenciar esse espírito democrático, essa cidadania que está em expansão, e fomentar os nossos sonhos representa a participação política”, ponderando a importância de fazer o título eleitoral já a partir dos 16 anos de idade. O combate à desinformação e disseminação de notícias falsas também foram abordados pelo juiz Jamil Haddad Campos.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, complementou este tema, explicando a inexistência de fraudes na urna eletrônica e o funcionamento do sistema de votação. Reforçou, ainda, a segurança do processo eleitoral e auditorias realizadas nas urnas. “Todos os procedimentos são feitos de forma transparente e com a garantia de participação da sociedade”. Ele também repassou uma recomendação da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-MT, conduzida pela desembargadora Serly Marcondes Alves, a respeito da participação feminina na política, no intuito de fomentar ações que estimulem o aumento de candidaturas de mulheres no próximo pleito de 2024.
O presidente da Câmara, vereador Jozenilson Ricardo de Figueiredo, e o prefeito de Acorizal, Diego Ewerton Figueiredo Taques, agradeceram a presença do juiz eleitoral e de todos(as) os(as) moradores(as) que compareceram. “Este é um município hospitaleiro, que recebe de braços abertos o TRE. Temos hoje um posto eleitoral que atende a nossa comunidade, o que é muito importante para nós, e também agradecemos a disponibilização de urnas eletrônicas para a realização das eleições do Conselho Tutelar”, afirmou o prefeito.
Segundo a secretaria municipal de Assistência Social de Acorizal, Jucinéia Maria da Silva, a fala do juiz eleitoral sobre o princípio de fraternidade e da solidariedade dentro da política a emocionou. “Isso nos anima cada vez mais, principalmente a nós, público feminino, para estarmos mais inseridas na política. Eu fiquei realmente comovida com esta fala, porque é algo que não se ouve muito no meio político, e creio que pode ser um início para muitas mulheres decidirem se candidatar”.
Credibilidade
A professora de História da Escola Estadual Pio Chamado, Valdirene Fernandes Gomes Arruda, ressaltou que a democracia é o tema central de um projeto atual realizado com os(as) estudantes, que também inclui as disciplinas de Filosofia e Sociologia. “A presença do juiz eleitoral foi muito importante porque dá mais credibilidade e reforça a importância de tratar o assunto de forma séria”.
O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Lucas Gabriel Alves de Oliveira, tem 15 anos de idade e disse que considera importante falar sobre o tema. “Foi uma grande honra ter o juiz aqui, e como jovens menores de idade já podem votar, é bem interessante falar sobre isso”. Ele também frisou o avanço da tecnologia, que também é visto na realização das eleições.
Da Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho