O Ministério Público Estadual informa que "está em execução no âmbito do MPMT projeto-piloto de Gestão de Pessoas por Competências".
Ressalta ainda que:
A experiência está sendo desenvolvida junto ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) - Escola Institucional do MPMT. Planejamento, apresentação de solução tecnológica, mapeamento das competências organizacionais, dos cargos e perfis, dos produtos e dos processos de trabalho são algumas das fases do projeto. Haverá ainda o mapeamento das competências comportamentais de cada um dos 10 servidores lotados no Ceaf.
A subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão e coordenadora do Programa de Gestão por Competências, promotora de Justiça Hellen Ulliam Kuriki, explica que antes de iniciar a execução do projeto-piloto, 32 servidores participaram de capacitação com a empresa contratada para execução da iniciativa. O desenvolvimento das pessoas por meio da gestão por competência integra o rol de projetos prioritários do Planejamento Estratégico institucional.
“Este projeto propõe o fortalecimento do modelo de gestão de pessoas, por meio de capacitação e implantação de projeto-piloto em gestão por competências, por atender ao critério de excelência, proporcionando condições que auxiliam os gestores públicos a exercer, de maneira padronizada e sistematizada, sua governança com foco na busca da excelência de sua gestão. Portanto, mais preparados para enfrentar os desafios e mudanças necessários”, ressaltou.
O consultor de gestão de pessoas da Leme Consultoria em Gestão de RH, Victor Barbalho, destaca que a gestão por competências alinha a atuação das pessoas aos objetivos das organizações, por meio de suas competências, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes. A proposta é ensinar os gestores e liderados a falar sobre as competências uns dos outros de forma objetiva, respeitosa e voltada ao desenvolvimento humano. “Com isso acredita-se dar mais potência para os investimentos e ações de desenvolvimento, mais justiça para as ações de reconhecimento e mais saúde para as relações de trabalho”, enfatizou.
Segundo ele, no MPMT a técnica está pautada em duas grandes mudanças: implantação do Feedback como técnica oficial de desenvolvimento humano; e implantação da Avaliação de Desempenho com foco em Competências como processo organizacional periódico, ou seja, os servidores e gestores serão avaliados periodicamente por seus gestores e se autoavaliarão.
“Tudo isso está sendo construído com muito cuidado por um grupo de servidoras e servidores que estão imergindo na Gestão por Competências e realizando esse projeto- piloto para estudarem a melhor maneira para aplicar a Gestão por Competências nesta organização”, acrescentou.
Histórico - O desenvolvimento da gestão por competências no MPE/MT teve início em 2017 com a implementação da Política Nacional de Gestão de Pessoas. Dentre os trabalhos realizados, destacam-se a elaboração do projeto de gestão por competências; a realização de visitas institucionais a outros Ministérios Públicos; o mapeamento das competências comuns e a realização de evento institucional temático.
Em 2019, foi inserido no Plano Anual de Capacitação (PAC) do MPE/MT desenvolvido pelo Ceaf, as diretrizes da gestão por competências, sendo desenvolvidas no decorrer do ano as capacitações voltadas à promoção e aperfeiçoamento funcional dos integrantes nas competências comuns mapeadas. Foram realizados 21 cursos, estendidos e ampliados nos anos posteriores. Por essa razão, o Ceaf foi considerado unidade estratégica no que concerne à gestão por competências, sendo então escolhido como unidade piloto.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026