Eduardo Carvalho
Vamos começar este texto pensando na seguinte cena: você trabalha diariamente por horas, assim, sabe quanto elas valem e quanto pode investir em produtos e serviços. Muito provavelmente, e exatamente por saber o valor da sua rotina, ao contratar um produto ou serviço para um evento você deseja a melhor entrega. Mas aí ela não vem.
No dia do seu aniversário, casamento, bodas ou evento empresarial, o fotógrafo desaparece, os músicos atrasam, a decoração não sai como prometida e o buffet não cumpre o cardápio previsto em contrato. Parece um pesadelo e pode até soar irreal para alguns, mas nestes 30 anos à frente da Cia Sinfônica e me deparando com várias histórias, eu te garanto: não há nada de incomum.
Costumo dizer, aliás, que se você erra com o tempo do outro, você erra tudo. E o tempo, meus amigos, por mais clichê que possa parecer, não tem volta. Ainda mais quando o objetivo é celebrar um evento ou data especial que ficará para sempre na memória, seja você cliente ou fornecedor.
É por isso que preconizo desde o início da minha trajetória de três décadas no mercado de eventos, tanto como músico quanto como produtor e empresário, o overdelivery. Você sabe o que é?
Overdelivery é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “entregar mais”. Ou seja, é uma estratégia que qualquer empresário ou empreendedor, de todo e qualquer porte, pode usar para “ir além” e superar as expectativas do seu consumidor final.
Na prática, o overdelivery é surpreender de forma positiva o cliente, oferecendo uma experiência muito maior do que a esperada por ele. Mas, você pode se perguntar, por que e para que utilizar esta ferramenta? Qual é o ganho?
Bem, de acordo com o professor de marketing e consultor de negócios Jagdish Sheth, “um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos”. Sheth sabe do que está falando, já que acumula experiências em psicologia do consumo e comportamento do consumidor.
E você também, talvez de forma empírica, sabe que um cliente satisfeito é sempre nosso melhor vendedor. As indicações, os elogios, o famoso marketing “boca a boca”, levam nossa marca mais longe e geram fidelização.
Assim, a satisfação de um cliente é uma das chaves do sucesso para nosso negócio prosperar. É claro, não é a única. Mas ao fidelizar uma pessoa por entregar além do esperado, você marca a história dela para sempre. E, como dizemos por aqui, momento não tem preço, tem valor.
Qual o valor você tem passado para os seus clientes?
*Eduardo Carvalho é músico, arquiteto, produtor e CEO da Cia Sinfônica. Você pode encontra-lo nos perfis www.instagram.com/educarvalhocia e www.instagram.com/ciasinfonica

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor