Da Redação
"Três criadores de gado irão retirar os animais, dos quais são donos, da área desapropriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para que os lotes possam ser entregues aos beneficiários da Política Nacional de Reforma Agrária em Mato Grosso, por meio do Projeto de Assentamento Nacional".
A informação é pontuada pelo Ministério Público Federal (MPF), após firmar compromisso com os pecuaristas.
Segundo o MPF, "ao todo, são 990 cabeças de gado que deverão ser retiradas da área desapropriada para a realização do PA Nacional, divididos entre os três pecuaristas, sendo 160, 170 e 600 cabeças, respectivamente. Os pecuaristas reconheceram que estão irregulares na área e concordaram em fazer a retirada dos animais. Em um dos casos, o lote do assentamento ocupado irregularmente faz divisa com a fazenda de gado, que não possui cerca para limitar a área particular".
O MPF informa ainda que "com a assinatura do TAC, os pecuaristas se comprometeram em retirar todo o gado no prazo de 10 dias, para os que possuem 160 e 170 cabeças; e 40 dias para o pecuarista que possui 600 cabeças de gado".
Acentua também que "caso não cumpram com a obrigação dentro do prazo estipulado, serão multados em R$ 500 por dia, por gado encontrado na área após o prazo. A multa deverá ser paga no prazo de 15 dias contados da data da ciência da notificação feita pelo MPF, com juros de mora de 1% ao mês. O pagamento da multa será feito por meio de depósito em favor do Fundo Federal de Defesa dos Direitos Difusos".
Por fim, o MPF observa que "a assinatura dos termos de ajustamento de conduta (TAC) foi promovida por meio do 2º Ofício da Procuradoria da República no município de Barra do Garças (MT) no dia 26 de janeiro deste ano, a partir do Procedimento Preparatório nº 1.20.004.000093/2022-16".
Com Comunicação MPF
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres