Marcela Vargas
Durante os últimos meses, passamos por um turbilhão de coisas e desafios. Além dos ritos de final de ano, que já nos tiram o sono em dezembro, ainda tivemos em conjunto questões políticas ,além da Copa do Mundo. Para quem empreende, essas instabilidades sempre trazem incerteza e insegurança. Mas o que esperar de 2023?
Isso é algo que sempre buscamos questionar, na tentativa de achar caminhos mais seguros para conduzir nossos negócios, mas o que poucos fazem é analisar quais são as oportunidades e ameaças que nos cercam durante o próximo ano e investigar cuidadosamente os possíveis riscos. Isso faz toda a diferença na gestão de uma organização, pois os riscos estão presentes para todos e o que fazemos com eles é o que nos diferencia enquanto empreendedor.
Recordo-me com clareza do início da pandemia em 2020, muitos sentimentos e insegurança de várias empresas e empresários. Nesse momento, percebemos que várias conseguiram transformar essa ameaça em oportunidade, por planejar e buscar outras estratégias de vendas, atendimento, ou mesmo novos nichos. Foi um momento em que muitos conduziram com maestria e alavancaram seus negócios, mesmo em um ambiente tido à primeira vista como negativo. Vimos muitas companhias se reinventando e se modernizando para transformar a ameaça que cercava em oportunidade;já outros não souberam lidar e notamos a falência de empresas que muitas vezes víamos como sólidas.
Por isso, precisamos nos preparar para possíveis cenários de 2023, criar estratégias e planejar ações para esses cenários, isso sim faz total diferença em um mercado não favorável ou mesmo instável. Dessa forma, conseguimos estar à frente e ter ações rápidas e mais efetivas para os nossos negócios. Olhar estrategicamente para fora do seu empreendimento e, a partir disso, criar ações, rotinas, táticas que melhorem suas forças ou mesmo que resolvam suas fraquezas, pode ser um divisor de águas para sua empresa.
E você, já pensou em quais estratégias seu negócio deverá ter para o próximo ano?
Marcela Vargas é especialista em Recursos Humanos na Grandy Desenvolvimento Humano e Psicóloga, Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Email:marcela@grandy.com.br


Ainda não há comentários.
Veja mais:
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite