A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) realizará, entre os dias 26 de setembro a 1º de outubro, curso de formação para os 30 peritos oficiais médicos e odontolegistas nomeados em agosto deste ano. O curso será realizado no auditório da Politec, a partir das 8h.
O curso de formação profissional tem o intuito de instruir os novos peritos médicos e odontolegistas, no qual serão apresentados temas pertinentes à medicina legal, além de conteúdos referentes à criminalística, identificação civil/criminal, necropapiloscopia, necrópsia e anatomopatologia.
Os conteúdos ministrados abordarão questões amplas e específicas da perícia, e a formação contará com a participação de peritos já ingressos da Politec, como o perito oficial médico legista aposentado Chu En Lay Paes Lemes. Além disso, durante a capacitação, também serão apresentados tópicos referentes a Polícia Judiciária Civil, especificamente abordando a Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito, Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher.
Os servidores, nomeados pelo Ato nº3.659/2022 publicado no Diário Oficial do Estado de 12 de agosto de 2022, atuarão em Cuiabá e no interior, especificamente nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Guarantã do Norte, Juara, Juína Pontes e Lacerda, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
O primeiro dia de curso será aberto também para peritos criminais oficiais nomeados pelo mesmo concurso.
A aula inaugural contará com a presença do Diretor-Geral da Politec, Rubens Sadao Okada, juntamente com a equipe da Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
A mesa de abertura contará com uma apresentação da Politec, das carreiras inseridas na instituição e a participação do Promotor de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, abordando sobre a persecução penal e a perícia criminal.
A profissão do médico legista integrado à Politec abrange: realização de exames em cadáveres para determinação da causa mortis e exames em pessoas vivos para determinação da natureza das lesões com consequente elaboração dos laudos periciais criminais; a elaboração dos laudos periciais dos exames de acordo com a padronização estabelecida em regulamento; proceder à exumação necessária à elucidação da causa mortis; assegurar o sigilo necessário à elucidação dos fatos e às investigações; exercer a função pericial técnico-científica específica, emitindo o respectivo laudo pericial, nos termos da legislação processual penal; dentre outros.
Da Secom-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Projeto de Resolução: Prêmio ALMT de Jornalismo é aprovado
Polícia Civil confirma prisão de suspeito por extorquir R$ 150 mil
Inflação oficial recua 0,11% em agosto, menor resultado desde 2022
Wellington elogia Fux e pede anulação do processo contra Bolsonaro
Aprovado na AL projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT
Pesquisa revela que menos de 40% dos alunos valorizam professor
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração