A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) realizará, entre os dias 26 de setembro a 1º de outubro, curso de formação para os 30 peritos oficiais médicos e odontolegistas nomeados em agosto deste ano. O curso será realizado no auditório da Politec, a partir das 8h.
O curso de formação profissional tem o intuito de instruir os novos peritos médicos e odontolegistas, no qual serão apresentados temas pertinentes à medicina legal, além de conteúdos referentes à criminalística, identificação civil/criminal, necropapiloscopia, necrópsia e anatomopatologia.
Os conteúdos ministrados abordarão questões amplas e específicas da perícia, e a formação contará com a participação de peritos já ingressos da Politec, como o perito oficial médico legista aposentado Chu En Lay Paes Lemes. Além disso, durante a capacitação, também serão apresentados tópicos referentes a Polícia Judiciária Civil, especificamente abordando a Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito, Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher.
Os servidores, nomeados pelo Ato nº3.659/2022 publicado no Diário Oficial do Estado de 12 de agosto de 2022, atuarão em Cuiabá e no interior, especificamente nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Guarantã do Norte, Juara, Juína Pontes e Lacerda, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
O primeiro dia de curso será aberto também para peritos criminais oficiais nomeados pelo mesmo concurso.
A aula inaugural contará com a presença do Diretor-Geral da Politec, Rubens Sadao Okada, juntamente com a equipe da Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
A mesa de abertura contará com uma apresentação da Politec, das carreiras inseridas na instituição e a participação do Promotor de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, abordando sobre a persecução penal e a perícia criminal.
A profissão do médico legista integrado à Politec abrange: realização de exames em cadáveres para determinação da causa mortis e exames em pessoas vivos para determinação da natureza das lesões com consequente elaboração dos laudos periciais criminais; a elaboração dos laudos periciais dos exames de acordo com a padronização estabelecida em regulamento; proceder à exumação necessária à elucidação da causa mortis; assegurar o sigilo necessário à elucidação dos fatos e às investigações; exercer a função pericial técnico-científica específica, emitindo o respectivo laudo pericial, nos termos da legislação processual penal; dentre outros.
Da Secom-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor