Da Redação
A lista de candidatos que disputarão as eleições deste ano e será disponibilizado ao eleitor na hora do voto em 02 de outubro está finalizada e não pode mais ser alterada. A informação é o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que inclusive realizou cerimônia nesta sexta-feira (16/09) com a presença da Corregedora Regional Eleitoral e Presidente da Comissão Apuradora das Eleições Gerais de 2022 em Mato Grosso, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, para selar oficialmente o fechamento do Sistema de Candidaturas (CAND).
Com o Sistema de Candidaturas (CAND), o qual traz as informações dos candidatos que disputarão as eleições deste ano, nenhum candidato poderá ser retirado ou acrescentado no sistema, o que impede qualquer modificação no conteúdo a ser disponibilizado nas urnas eletrônicas.
Segundo informações do TRE-MT, o calendário eleitoral especifica que eventuais substituições de candidaturas majoritárias podem ser feitas até o dia 12 de setembro, salvo em caso de falecimento. Com o fechamento do CAND, o TRE disponibiliza lista contendo os nomes de todas(os) as(os) candidatas(os) que constarão nas urnas este ano. (veja aqui).
Também estavam presentes na cerimônia: os juízes membros do TRE-MT José Luiz Leite Lindote e Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, que também compõem a Comissão Apuradora das Eleições Gerais de 2022 (CAEG22) e o juiz auxiliar da Corregedoria, Antônio Veloso Peleja Júnior.
Confira como ficou o panorama das candidaturas com o fechamento do sistema:
Segundo dados constantes do Sistema de Candidaturas, ao todo foram protocolizados em Mato Grosso 526 Registros de Candidaturas. Desse total, 442 candidatos tiveram o registros deferidos, 3 deferidos com recurso, 13 indeferidos e 27 indeferidos com recurso e neste caso, constarão nas urnas. Até o momento, 37 candidatos renunciaram aos cargos originalmente pleiteados, 2 pedidos não foram conhecidos e, apenas 2, encontram-se aguardando julgamento e estão cadastrados no CAND como pendente de julgamento.
Em relação aos partidos e coligações, foram apresentados 48 Demonstrativos de Regularidade, sendo 44 deferidos, 1 deferido com recurso, 1 indeferido com recurso e 2 indeferidos por estarem envolvidos em dissidência.
“Em um tempo curto foi possível a entrega dessa importante etapa do processo eleitoral. Conseguimos de forma técnica e eficiente julgar esse expressivo número de processos, e sempre com respeito ao devido processo legal e a aplicação das leis eleitorais com imparcialidade. Todos os envolvidos nessa realização, magistrados e servidores estão de parabéns e com o sentimento de dever cumprido”, ressaltou a corregedora regional eleitoral.
Com o julgamento de todos os registros de candidaturas, já é possível realizar a carga dos cartões de memórias que serão inseridos nas 67.652 urnas eletrônicas que serão utilizadas em Mato Grosso no pleito eleitoral deste ano.
(Com informações Ascom TRE-MT)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF combate abuso sexual infantojuvenil em MT
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública
TJ condena banco a pagar R$ 900 mil por falha em renegociação
Dia do Cliente: Como a Percepção do Consumidor Digital Faz Sua Marca Brilhar