Da Redação
A lista de candidatos que disputarão as eleições deste ano e será disponibilizado ao eleitor na hora do voto em 02 de outubro está finalizada e não pode mais ser alterada. A informação é o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que inclusive realizou cerimônia nesta sexta-feira (16/09) com a presença da Corregedora Regional Eleitoral e Presidente da Comissão Apuradora das Eleições Gerais de 2022 em Mato Grosso, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, para selar oficialmente o fechamento do Sistema de Candidaturas (CAND).
Com o Sistema de Candidaturas (CAND), o qual traz as informações dos candidatos que disputarão as eleições deste ano, nenhum candidato poderá ser retirado ou acrescentado no sistema, o que impede qualquer modificação no conteúdo a ser disponibilizado nas urnas eletrônicas.
Segundo informações do TRE-MT, o calendário eleitoral especifica que eventuais substituições de candidaturas majoritárias podem ser feitas até o dia 12 de setembro, salvo em caso de falecimento. Com o fechamento do CAND, o TRE disponibiliza lista contendo os nomes de todas(os) as(os) candidatas(os) que constarão nas urnas este ano. (veja aqui).
Também estavam presentes na cerimônia: os juízes membros do TRE-MT José Luiz Leite Lindote e Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, que também compõem a Comissão Apuradora das Eleições Gerais de 2022 (CAEG22) e o juiz auxiliar da Corregedoria, Antônio Veloso Peleja Júnior.
Confira como ficou o panorama das candidaturas com o fechamento do sistema:
Segundo dados constantes do Sistema de Candidaturas, ao todo foram protocolizados em Mato Grosso 526 Registros de Candidaturas. Desse total, 442 candidatos tiveram o registros deferidos, 3 deferidos com recurso, 13 indeferidos e 27 indeferidos com recurso e neste caso, constarão nas urnas. Até o momento, 37 candidatos renunciaram aos cargos originalmente pleiteados, 2 pedidos não foram conhecidos e, apenas 2, encontram-se aguardando julgamento e estão cadastrados no CAND como pendente de julgamento.
Em relação aos partidos e coligações, foram apresentados 48 Demonstrativos de Regularidade, sendo 44 deferidos, 1 deferido com recurso, 1 indeferido com recurso e 2 indeferidos por estarem envolvidos em dissidência.
“Em um tempo curto foi possível a entrega dessa importante etapa do processo eleitoral. Conseguimos de forma técnica e eficiente julgar esse expressivo número de processos, e sempre com respeito ao devido processo legal e a aplicação das leis eleitorais com imparcialidade. Todos os envolvidos nessa realização, magistrados e servidores estão de parabéns e com o sentimento de dever cumprido”, ressaltou a corregedora regional eleitoral.
Com o julgamento de todos os registros de candidaturas, já é possível realizar a carga dos cartões de memórias que serão inseridos nas 67.652 urnas eletrônicas que serão utilizadas em Mato Grosso no pleito eleitoral deste ano.
(Com informações Ascom TRE-MT)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo