Da Redação
Balanço divulgado pela prefeitura de Cuiabá aponta avanços sobre o plano de vacinação na campanha nacional contra a Poliomielite e Multivacinação 2022.
Confira, de acordo com a gestão da Capital:
Mais de 10 mil crianças e adolescentes foram vacinados em Cuiabá desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação 2022, entre os dias 15 e 25 de agosto. A meta é atingir 95% desse público-alvo vacinado até o encerramento da ação, previsto para 9 de setembro. Restam poucos dias, portanto, os pais ou responsáveis precisam se apressar para colocar a caderneta em dia e não deixar as crianças em risco.
“É uma tarefa muito grande, em que o sucesso para atingir a meta depende do empenho dos responsáveis levarem as crianças e adolescentes até uma Unidade Básica de Saúde para receber a imunização e garantir a melhoria da cobertura vacinal. É um cuidado simples, a fim de evitar que doenças já erradicadas voltem a ser diagnosticadas. Portanto, orientamos os responsáveis para que se engajem nesse propósito, procurem uma UBS, se informem sobre a situação vacinal da criança”, declara Wellington Assunção Ferreira, coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, pontuando que foram administradas 10.484 doses.
Para Wellington, não restam dúvidas de que o dia D de vacinação, ocorrido em 20 de agosto, alavancou os índices de doses aplicadas, pois favoreceu aos pais que trabalham a oportunidade de irem no sábado, dia em que muitos estão em casa.
E o fato pode ser confirmado junto aos pais. “Muito boa essa possibilidade do sábado para vacinar. Durante a semana é muito corrido, é escola, projeto, trabalho, não dá tempo. Com o dia D facilitou bastante”, relatou Jaqueline Ponce de Brito, mãe de Flávio Henrique, 7 anos, e de Jamile Vitória, 2 anos e um mês, atendidos na Unidade Básica Nico Baracat.
O casal Sebastião Barros Silva e Andrea Calixto Barros também aproveitou o sábado da campanha para levar as crianças Guilherme de Holanda Barros, 1 ano e dois meses, e Enzo Miguel Holanda Gama, de 8 anos, na UBS Nico Baracat. “Somos servidores públicos, é difícil pra gente vir durante a semana. Mas sabemos da necessidade desse esforço pela saúde das crianças”, disse Sebastião, ao mostrar com orgulho que a caderneta das crianças estava em dia, faltava só a dose (Poliomielite) da campanha.
A vacinação nas UBS de Cuiabá vai até o dia 09 de setembro, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sendo disponibilizadas, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, as destinadas para crianças, como a Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco