Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informa, nesta terça-feira (23), "o balanço do ‘Dia D de Vacinação’ ocorrido no município no último sábado (20), da Campanha Nacional de Multivacinação, também contra Poliomielite e Covid-19".
Levantamento, conforme divulgado:
Foram aplicadas 5.335 doses de vacinas somente no dia ‘D’. Deste total, no grupo de vacinas de rotina foram aplicadas 1.947 doses; da Poliomielite 1.850; Influenza-1.131 doses aplicadas e da Covid-19, 407 doses.
O prefeito Kalil Baracat e o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, comemoraram os dados divulgados porque, segundo o prefeito, o Município tem intensificado as estratégias de vacinação de todos os grupos elencados pelas campanhas em curso, tanto da Covid-19, como da Multivacinação e da poliomielite.
Com foco na vacinação em crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos, 1,8 mil crianças foram vacinadas no Dia D contra a poliomielite. “Observamos que houve um aumento da procura da vacina nas unidades de saúde em razão do ‘Dia D’, pois a vacinação é a melhor estratégia para combater estas doenças. Peço à nossa população para que não deixe de se vacinar”, pontuou Kalil.
De acordo com o prefeito, a gestão tem cobrado o Ministério da Saúde e Estado sobre a chegada da vacina Coronavac, a fim de iniciar a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos. Os cadastros já estão sendo realizados e a Saúde já está organizada para vacinar mais esta faixa etária da nossa população, que soma 4,5 mil pessoas. “Precisamos de cerca de 10 mil doses para garantir a aplicação da primeira e segunda doses nesta nova etapa”, disse o prefeito
Para o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, este é o momento para que a população possa se vacinar. “Estamos vacinando em todas as nossas unidades básicas de saúde e as vacinas das campanhas ficarão disponíveis até dezembro. Então pais responsáveis, levem seus filhos para se vacinarem. Os adolescentes também precisam cumprir o seu calendário vacinal para proteção da sua saúde. Leve também os idosos, todos nós precisamos da proteção das vacinas, o que evita contrair doenças e propagação delas”, disse Gonçalo de Barros.
O secretário Gonçalo de Barros destaca a necessidade de obter uma alta cobertura vacinal em Várzea Grande para que doenças erradicadas, como poliomielite, não voltem a ser registradas no país e muito menos em Várzea Grande.
“No mundo todo, as coberturas vacinais caíram durante a pandemia de covid-19. A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização do dia ‘foi realizada com sucesso, pois vacinamos uma grande quantidade de várzea-grandenses”, disse ele.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco