O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) avisa que "certidões circunstanciadas de pré-candidatos serão emitidas em até 48 horas".
Comunicado do TRE na íntegra:
Com o objetivo de dar celeridade à expedição de certidões circunstanciadas de pessoa física que se declare pré-candidata às Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) firmou um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça (TJMT). Com a iniciativa, a emissão do documento será feita no menor prazo possível, em até 48 horas, contadas em dias úteis.
A parceria foi formalizada nesta terça-feira (02.08), com a publicação do termo no Diário de Justiça Eletrônico (DJE). O termo compreende certidões circunstanciadas de objeto e pé, ou seja, um resumo sobre possível ação judicial e em que pé está o processo, de pré-candidatos aos cargos de presidente, governador, senador, prefeito e seus respectivos vices e suplentes, bem como deputado federal e deputado estadual.
A cooperação mútua tem por finalidade agregar mais agilidade e segurança ao processo eleitoral, em especial na análise documental dos pedidos de registro de candidaturas referentes às eleições. Isso porque há a necessidade de instruir e julgar os processos tempestivamente, uma vez que o prazo para o recebimento, análise e decisão dos feitos compreende aproximadamente 28 dias.
O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, destacou a importância da parceria firmada com o Tribunal de Justiça. “Nosso principal objetivo é agilizar as várias etapas do processo eleitoral, de forma segura e transparente. Agradeço à presidente do TJ, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, por atender prontamente ao pedido da Justiça Eleitoral, dando celeridade à emissão destas certidões”.
A presidente do TJMT ressaltou a importância de empreender esforços mútuos entre as instituições em prol do processo eleitoral. “Essa cooperação fortalece ambas as instituições, bem como a sociedade e o Poder Judiciário como um todo. É trabalhando em conjunto que vamos avançando, em processos cada vez mais ágeis, rápidos e eficientes para os cidadãos que contam com a Justiça Estadual e com a Justiça Eleitoral”, afirmou a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas.
A demanda foi apresentada ao TJMT pelo Núcleo de Cooperação Judiciária do TRE-MT durante reunião realizada no dia 23 de junho. Na ocasião, o supervisor do Núcleo e ouvidor eleitoral, juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho, frisou a necessidade de agilizar o procedimento. “Buscamos tornar mais rápido o fornecimento da documentação, principalmente das certidões de objeto e pé, por meio de soluções automáticas, para que a pesquisa dos processos seja feita o mais rápido possível”.
Certidão para Fins Eleitorais
Outro pedido do TRE-MT apresentado na reunião e que foi atendido pelo TJMT é a possibilidade de emissão da Certidão para Fins Eleitorais, que aponta se o requerente possui processos que podem gerar algum tipo de inelegibilidade. Caso esta certidão seja positiva, o requerente terá que juntar a "certidão de objeto e pé" de todos os processos que foram listados. A Certidão para Fins Eleitorais será emitida tanto no 1º grau de jurisdição quanto no 2º grau.
O termo de cooperação terá vigência para as Eleições 2022.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização