Rafaela Maximiano
As convenções partidárias que oficializarão as candidaturas a governador, senador e deputados federal e estadual já estão ocorrendo em Mato Grosso dede 20 de julho e vão até 5 de agosto. Os partidos Novo e Patriota já realizaram suas convenções dias 20 e 25 respectivamente.
O Novo já oficializou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) seus candidatos. Ao senado concorre Feliciano Azuaga, tendo Nicácio Lemes Junior como primeiro suplente e Mauro Japonês como segundo suplente de chapa. O partido não lançou candidato ao Governo de Mato Grosso nem a deputado estadual, porém lançou quatro nomes a deputado federal.
O Podemos realizou convenção estadual nesta segunda-feira, 25 de julho, na Assembleia Legislativa. O presidente da sigla, vereador Dilemário Alencar, é pré-candidato a deputado estadual e declarou apoio à reeleição do governador Mauro Mendes (União Brasil).
O PSOL marcou a convenção para hoje (26), às 21h na sede do partido, localizada no Edifício Maruanã, em Cuiabá. Aqui o Procurador Mauro sai para deputado federal e há chances de se avalizar o nome do servidor público Moisés Franz ao Governo.
O MDB realizará convenção no dia 27 de julho com possibilidade de ser transferido para 05 de agosto. O partido avalia as candidaturas de Janaina Riva e Thiago Silva para deputado estadual e de Carlos Bezerra e Juarez Costa para a Câmara Federal. Já para governo do Estado é cogitado o nome de Percival Muniz.
O PSB marcou sua reunião no dia 30 de julho, sábado, de 8h às 12h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Pela sigla devem ser lançados Max Russi para Estadual e o vereador Fabio Tardin de Várzea Grande, já Allan Kardec e Serys Slhessarenko para federal.
O Republicanos realizará convenção no dia 2 de agosto, uma terça-feira, às 19h, em local a definir. Deve ser avalizado o vice-governador Otaviano Pivetta na mesma função. Para Assembleia sairá o deputado Valmir Moretto e para a Câmara o ex-vereador Felipe Wellaton.
O PT lançará o deputado estadual Lúdio Cabral e Valdir Barranco para reeleição no dia 3 agosto, uma quarta-feira, ainda sem hora e local definidos. Já o evento da federação, composta pelo PT, PV e PCdoB, será realizado no dia 5 de agosto que estuda se lancará a ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lucia Cavalli Nede ao Governo.
O União Brasil, que irá lançar a reeleição do governador Mauro Mendes, marcou a convenção para o dia 05 de agosto, quarta-feira, às 18h, no Ginásio Dom Aquino. Nesse dia, é esperado o os nomes de Júlio Campos a deputado estadual e de Eduardo Botelho e Dilmar Dal Bosco para a reeleição na ALMT. Já os de Fábio Garcia, Gisela Simona e Coronel Assis para a Câmara Federal.
O PSD marcou sua convenção para o dia 5 de agosto, mas ainda não definiu hora e local. O senador Carlos Fávaro também é sondado pela federação PT/PV/PCdoB para que dispute o Governo.
O PTB vai avaliar seus candidatos no dia 5 de agosto, ainda sem horário e local definidos. Pela sigla deve ser lançado o deputado Ulysses Moraes para federal e Vitório Galli a governo do Estado.
O PL, PDT e o PP ainda não definiram datas. O PL deve vai lançar a candidatura do senador Wellington Fagundes à reeleição. O PP ensaia lançar Neri Geller ao Senado e PDT deve lançar o vereador de Várzea Grande Ícaro Reveles para deputado estadual.
Dia 5 de agosto também estão agendadas as convenções do PSDB e do Cidadania, às 14h, no diretório do partido tucano, no bairro Santa Rosa.
O primeiro turno da eleição para o governo de Mato Grosso está marcado para 2 de outubro de 2022. A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos até 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado