Por Lucas Neiva - Portal Congresso em Foco
Representantes de 18 movimentos sociais brasileiros planeja partir para Washington, capital dos Estados Unidos, para alertar deputados, senadores e entidades da sociedade civil estadunidense sobre as ameaças enfrentadas pelo sistema eleitoral brasileiro no pleito de 2022. A comitiva busca garantir o apoio estadunidense ao vencedor nas eleições, seja ele qual for.
A iniciativa partiu do presidente da Washington Brazil Office, Paulo Abrão, que teme no Brasil algum episódio semelhante à invasão do Capitólio após a derrota de Donald Trump em 2021. “O mundo inteiro acompanha com atenção as eleições presidenciais de 2022 do Brasil. Nos EUA, há uma sensibilidade ainda maior, por causa das tentativas de subversão do processo eleitoral americano”, declarou.
No Senado estadunidense, o grupo, que inclui líderes de entidades de defesa dos direitos da população LGBT+, dos indígenas, de pessoas negras, de proteção ambiental, entre outras causas, planeja se reunir com o senador Bernie Sanders, uma das principais lideranças do Partido Democrata, legenda do atual presidente Joe Biden.
A comitiva ainda tem agenda marcada com a cúpula do Departamento de Estado, órgão estadunidense equivalente ao Ministério das Relações Exteriores; bem como com a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados em Washington. Embaixadores de diversos países também deverão receber o grupo, que ficará na capital entre os dias 24 e 29.
James Green, presidente do Conselho de Diretores do Washington Brazil Office, ressalta a importância de um alerta internacional vindo da sociedade civil. “É importante que esses representantes da sociedade civil brasileira sejam ouvidos em primeira mão, pessoalmente, sem intermediários, porque são eles, afinal, os protagonistas de muitas das violações de direitos humanos vividas no Brasil”.
AUTORIA

LUCAS NEIVA Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado