Da Redação
A Polícia Federal confirmou que deflagrou neste sábado (16) a Operação Alfeu VI que visa dar cumprimento à decisão judicial que determina a desocupação da área atingida por garimpeiros, bem como apreensão de maquinários e utensílios que são utilizados na atividade de garimpagem ilegal.
Conforme informa a assessoria da PF, concomitantemente o Exército Brasileiro, em continuidade aos trabalhos planejados para serem realizados na Operação Ágata, irá atuar em conjunto com a Polícia Federal, Funai e Força Nacional na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D’Oeste/MT, Nova Lacerda/MT, Pontes e Lacerda/MT e Vila Bela da Santíssima Trindade/MT.
Pontua que o objetivo principal da ação conjunta é a otimização da utilização dos escassos recursos públicos direcionados para alcance dos melhores resultados possíveis e consequentemente retorno da paz social na região.
A PF assinala que "sssim, incialmente serão realizadas buscas por instrumentos e maquinários utilizados pelos criminosos. Caso sejam encontradas máquinas em boas condições e que sejam passíveis de serem retiradas do meio da mata, serão apreendidas e destinadas às prefeituras dos municípios vizinhos à área degradada".
Acentua que no segundo momento será realizada a destruição, bem como a inutilização de bens sem valor monetário expressivo ou de difícil/impossível remoção que forem encontrados em toda a extensão da *Terra Indígena Sararé*.
Por fim, a PF ressalta que após o encerramento das atividades em campo as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e descapitalizar toda organização criminosa que ao usurpar de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, dizimam a população indígena na região e poluem os rios que abastecem os Municípios, gerando consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.
Com Comunicação PF
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco