Da Redação
A Polícia Federal deflagrou a 4ª operação na Terra Indígena Aripuanã na região do Taquaral com a finalidade de combater a crimes ambientais principalmente atividade de extração ilegal de madeira - asseverando que "é muita intensa nessa área".
Pontua que a ação conjunta com o Ibama foi realizada neste fim de semana (9 e 10).
A PF informa que nessa 4ª fase, realizada alguns dias depois da anterior, foram encontrados 9 caminhões, 5 reboques, 1 trator e 3 motos.
Destaca que durante a realização da terceira fase, no dia 22/06, foram interrompidas, em um único dia, as atividades de 15 caminhões carregados, 3 tratores e 3 motos. Na terceira fase a Polícia Federal contou tbm com apoio da Funai e Polícia Rodoviária Federal.
Conforme a PF, calcula-se que todos os dias saem dessa área de desmatamento no mínimo 10 caminhões carregados de toras de alto valor.
Considera que "nas duas primeiras fases foram realizadas visitas de reconhecimento e inteligência policial para definições de estratégias para ampla cobertura da região das Terras Indígenas nos municípios de Juína/MT, Aripuanã/MT e Brasnorte/MT, bem como no Parque Nacional do Xingu em Feliz Natal/MT".
A PF informa ainda que "as atividades no norte do estado visam primeiramente cessar as atividades criminosas e obtenção de provas para instrução de inquéritos policiais" e que "a escolha dessa metodologia de trabalho foi necessária devido à velocidade do desmatamento com fluxo diário de diversos caminhões que saem das Terras Indígenas carregados com madeira de alto valor comercial causando dano ambiental de ampla magnitude".
Por fim, acentua que "devido a constatação da vultosa atividade madeireira ilegal através das ações de inteligência policial e monitoramento via satélite no sistema Planet, a Polícia Federal intensificará ainda mais as ações de combate aos crimes ambientais".
Em tempo, a PF acrescenta que "Onipresente é uma operação conjunta entre Polícia Federal e Ibama, com pertencente ao programa Guardiões do Bioma, do Governo Federal".
Com Comunicação PF
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio