Um projeto de lei na Assembleia Legislativa - visando alterações sobre o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra - atribuído à luta de Zumbi dos Palmares - que passaria para ponto facultativo a data (20 de novembro), gerou reações.
No grupo de WhatsApp do FocoCidade, o economista Fernando Henrique da Conceição Dias e o jornalista Vinicius Bruno manifestaram contrariedade à ideia..
Fernando Henrique:
"Hoje (ontem-6) o PL 1050/2021 foi rejeitado, apenas dois votos dos deputados CATTANI e ULISSES que queriam transformar o feriado de ZUMBI dos Palmares em ponto facultativo. Uma agressão ao povo PRETO. Uma data simbólica de representatividade. Não podemos nos acovardar com esse tipo de gente. Porque se depender deles o PRETO e o pobre voltam para senzala. Aqui vai meu desabafo e meu repúdio."
Vinicius Bruno:
"Não podemos jamais nos render ao colonialismo que impera na mente de muitos políticos e outras pessoas públicas que se sentem confortáveis em expressar o racismo de forma nua e crua. No Brasil de hoje não dá mais para ficar em cima do muro."
Em tempo, o texto foi vetado pela Comissão de Educação e mantido em votação por maioria no Legislativo estadual. Além de Gilberto Cattani (PL) - autor do PL, também validaram a matéria os deputados Xuxu Dal Molin (UB) e Ulysses Moraes (PTB).

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025