Um projeto de lei na Assembleia Legislativa - visando alterações sobre o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra - atribuído à luta de Zumbi dos Palmares - que passaria para ponto facultativo a data (20 de novembro), gerou reações.
No grupo de WhatsApp do FocoCidade, o economista Fernando Henrique da Conceição Dias e o jornalista Vinicius Bruno manifestaram contrariedade à ideia..
Fernando Henrique:
"Hoje (ontem-6) o PL 1050/2021 foi rejeitado, apenas dois votos dos deputados CATTANI e ULISSES que queriam transformar o feriado de ZUMBI dos Palmares em ponto facultativo. Uma agressão ao povo PRETO. Uma data simbólica de representatividade. Não podemos nos acovardar com esse tipo de gente. Porque se depender deles o PRETO e o pobre voltam para senzala. Aqui vai meu desabafo e meu repúdio."
Vinicius Bruno:
"Não podemos jamais nos render ao colonialismo que impera na mente de muitos políticos e outras pessoas públicas que se sentem confortáveis em expressar o racismo de forma nua e crua. No Brasil de hoje não dá mais para ficar em cima do muro."
Em tempo, o texto foi vetado pela Comissão de Educação e mantido em votação por maioria no Legislativo estadual. Além de Gilberto Cattani (PL) - autor do PL, também validaram a matéria os deputados Xuxu Dal Molin (UB) e Ulysses Moraes (PTB).
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública
TJ condena banco a pagar R$ 900 mil por falha em renegociação
Dia do Cliente: Como a Percepção do Consumidor Digital Faz Sua Marca Brilhar
Atuadores pneumáticos em aplicações offshore