Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande confirmou a liberação à população, de forma geral, da vacina contra gripe.
"A partir desta terça-feira (28), toda a população de Várzea Grande terá acesso à vacina contra a influenza (gripe)", destaca a gestão.
Confira mais informações, conforme o Executivo municipal:
A vacinação está disponível a todos os públicos com mais de 6 meses de vida, das 8h às 11h e das 13h às 16h, em todas as unidades básicas de Saúde. A imunização contra a gripe protege contra os três sorotipos dos vírus da gripe H1N1 e H3N2 e Influenza B.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, as doses estarão disponíveis para todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques. “O Ministério da Saúde anunciou a decisão de liberar a vacina contra a gripe para toda a população, pela baixa cobertura vacinal. Porém a medida só vale para este ano e enquanto durarem os estoques”, alertou Gonçalo.
Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, anteriormente, podiam se vacinar nos postos de saúde quem fazia parte do grupo de risco, como idosos, professores e gestantes, entre outros. Agora, todos com mais de 6 meses de vida podem. Lembrando que a vacina é segura e apenas pessoas que têm alergia ao ovo devem procurar o médico para orientações”.
A Prefeitura de Várzea Grande contabiliza que 26.710 doses foram aplicadas durante a Campanha de Vacinação contra a gripe dos grupos prioritários. Contudo, este número está inserido dentro de um universo de 64.240 pessoas que deveriam se vacinar, resultando em 44,7% do total. Trabalhadores da Saúde atingiu 73%, professores 60.4%, crianças 32%, idosos 48%, gestantes 29% e puérperas 19.24%.
O prefeito Kalil Baracat destaca a importância de a população manter-se em dia com todas as vacinas. “Neste período de inverno, é importante que nossa gente esteja protegida. Só para se ter uma ideia, a vacina demora em torno de 15 dias para fazer efeito no organismo. Portanto, quanto antes se vacinar, melhor. Não é necessário respeitar o intervalo entre a vacina da covid-19 e da gripe”, destacou.
Com o aumento do número de casos da covid-19, é importante, segundo Gonçalo de Barros, que todos procurem as unidades para se vacinarem tanto contra o coronavírus, quanto como a gripe ou outras enfermidades. “As campanhas de vacinação estão sendo feitas de forma simultânea em Várzea Grande. Quem for até o posto de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a covid-19, pode também receber a vacina da gripe, que inclusive pode ser aplicada no mesmo dia”.
A Prefeitura orienta aos pais ou responsáveis pelas crianças a levar a carteirinha de vacinação e aproveitar a oportunidade para atualizar as doses contra as outras doenças. “Vamos vacinar e garantir que doenças já erradicadas não voltem, como a poliomielite por exemplo. Vacinar significa prevenir casos graves dessas doenças. Por isso, é tão importante manter a caderneta da criança sempre atualizada”, destaca Gonçalo de Barros.
Com informações Secom/VG
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína