O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), lembra que "para que a eleição ocorra, é necessário o envolvimento de milhares de pessoas em várias etapas".
Pontua que "dentre elas, está o mesário voluntário. Entre outras atribuições, cabe a ele a tarefa de facilitar e assegurar ao eleitor o exercício do direito de votar e ser votado. Inspirada nesta missão, a mesária voluntária Tânia Bezerra desenvolveu um projeto em Campo Verde, onde mora, voltado para a inclusão de pessoas idosas".
O TRE - por meio da assessoria, reforça ainda que:
Foram montados alguns locais específicos para que eles pudessem votar. Segundo ela, foi uma iniciativa gratificante, porque muitos se emocionaram. “Não importa se são jovens, se são adultos, se são idosos ou se são pessoas que portam qualquer tipo de deficiência, acho que o papel é de todos nós”. O depoimento de Tânia Bezerra compõe a série de vídeos “A Justiça Eleitoral Mora ao Lado”, destinada a contar histórias de mesárias e mesários que atuam nas eleições. Clique aqui para conferir.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está recebendo inscrições de voluntários que queiram atuar no pleito de 2022 e solicita que os interessados se inscrevam até o mês de julho. Os convocados passarão por treinamento para entender como funciona a mesa receptora de votos e receber orientações de como conduzir o eleitor.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Tribunal e também pelo aplicativo E-título, que pode ser baixado no sistema iOS ou Android. Basta informar o título eleitoral e preencher um formulário com dados pessoais, como endereço, telefones para contato, escolaridade, entre outras informações.
Além da participação cidadã, os mesários possuem outros benefícios. O primeiro deles é que para cada dia dedicado à Justiça Eleitoral, incluindo o pleito e o treinamento, o mesário tem direito a duas folgas no trabalho. As compensações valem tanto para o setor privado quanto para o público.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres
Operação da PF combate abuso sexual infantojuvenil em MT
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública