Da Assessoria
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Tomás Sant’Ana, comunicou na terça-feira, 31, ao senador Wellington Fagundes, que o MEC dará “total apoio” à implantação de um novo campus do Instituto Federal de Mato Grosso em Água Boa, na região Araguaia.
“Cabe a nós agora, da SETEC criar o caminho para que isso seja efetivado. Essa união de esforços, portanto, vem fortalecer o processo, então toda disposição do Estado, município e senadores permite que essa atividade possa avançar de forma efetiva”, afirmou o secretário.
O senador Wellington Fagundes (PL-MT), que é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios, e um dos maiores articuladores pela implantação do campus, afirmou que tem trabalhado para que Água Boa seja um grande exemplo de estruturação para receber o grande desenvolvimento que acontecerá com a FICO – a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste.
“É muito importante a preparação da nossa mão de obra. Com certeza, quem ganha com isso é toda a população, o IFMT em Mato Grosso, consolidando o desenvolvimento de toda a região”, celebrou Fagundes.
O reitor do Instituto, Julio Cesar Santos, adiantou que a nova unidade permitirá um atendimento imediato a pelo menos 1000 estudantes no Ensino Técnico. “Os alunos do município de Água Boa e da região poderão cursar o ensino médio regular nas unidades do Estado e os cursos técnicos no contraturno, no IFMT”, explicou.
Para o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, a demanda concluída permitirá a oferta do “quinto itinerário do Ensino Médio”, na medida em que o governo Mauro Mendes tem se preocupado com o desenvolvimento da educação tecnológica. Ao comemorar a disponibilidade do MEC, ele agradeceu ao reitor e aos senadores Wellington Fagundes e Fábio Garcia por toda articulação.
Fábio destacou que Água Boa é a mais promissora fronteira agrícola de MT e uma região ainda muito distante de qualquer polo do IFMT. “E então é absolutamente necessário que possamos fazer isso na maior brevidade possível, porque hoje Mato Grosso tem um desafio de oferecer mão de obra qualificada, agregando valor à região”, acrescentou Garcia.
O prefeito de Água Boa, Dr. Mariano, afirmou que o município já tem disponíveis as áreas que serão previstas para que o IFMT as utilize, e o vereador Cesinha – presidente da Câmara Legislativa – também agradeceu o ativismo parlamentar. Segundo ele, tanto Wellington quanto Fábio Garcia tem “lutado incansavelmente pelo desenvolvimento e preparo da cidade e região, beneficiando todos os que ali vivem”.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira