Da Assessoria
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Tomás Sant’Ana, comunicou na terça-feira, 31, ao senador Wellington Fagundes, que o MEC dará “total apoio” à implantação de um novo campus do Instituto Federal de Mato Grosso em Água Boa, na região Araguaia.
“Cabe a nós agora, da SETEC criar o caminho para que isso seja efetivado. Essa união de esforços, portanto, vem fortalecer o processo, então toda disposição do Estado, município e senadores permite que essa atividade possa avançar de forma efetiva”, afirmou o secretário.
O senador Wellington Fagundes (PL-MT), que é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios, e um dos maiores articuladores pela implantação do campus, afirmou que tem trabalhado para que Água Boa seja um grande exemplo de estruturação para receber o grande desenvolvimento que acontecerá com a FICO – a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste.
“É muito importante a preparação da nossa mão de obra. Com certeza, quem ganha com isso é toda a população, o IFMT em Mato Grosso, consolidando o desenvolvimento de toda a região”, celebrou Fagundes.
O reitor do Instituto, Julio Cesar Santos, adiantou que a nova unidade permitirá um atendimento imediato a pelo menos 1000 estudantes no Ensino Técnico. “Os alunos do município de Água Boa e da região poderão cursar o ensino médio regular nas unidades do Estado e os cursos técnicos no contraturno, no IFMT”, explicou.
Para o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, a demanda concluída permitirá a oferta do “quinto itinerário do Ensino Médio”, na medida em que o governo Mauro Mendes tem se preocupado com o desenvolvimento da educação tecnológica. Ao comemorar a disponibilidade do MEC, ele agradeceu ao reitor e aos senadores Wellington Fagundes e Fábio Garcia por toda articulação.
Fábio destacou que Água Boa é a mais promissora fronteira agrícola de MT e uma região ainda muito distante de qualquer polo do IFMT. “E então é absolutamente necessário que possamos fazer isso na maior brevidade possível, porque hoje Mato Grosso tem um desafio de oferecer mão de obra qualificada, agregando valor à região”, acrescentou Garcia.
O prefeito de Água Boa, Dr. Mariano, afirmou que o município já tem disponíveis as áreas que serão previstas para que o IFMT as utilize, e o vereador Cesinha – presidente da Câmara Legislativa – também agradeceu o ativismo parlamentar. Segundo ele, tanto Wellington quanto Fábio Garcia tem “lutado incansavelmente pelo desenvolvimento e preparo da cidade e região, beneficiando todos os que ali vivem”.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ