Da Redação
Prefeito Kalil Baracat (MDB) reforçou que - seguindo a parceria com o Governo do Estado, No Programa MT Iluminado - 16 mil lâmpadas de LED devem ser trocadas ainda neste ano no município.
O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, explicou que o projeto nesta primeira etapa do lançamento do ‘Programa MT Iluminado’, serão trocadas 5 mil lâmpadas tradicionais por led. “Esta ação contemplará sete bairros e ainda todas as avenidas da cidade.
A prefeitura pontua que a ação prevê "mais segurança, economia e modernidade" - lembrando que a gestão na parceria com o Estado, está investindo na troca das lâmpadas convencionais por led.
Confira mais informações, de acordo com o município:
O governador Mauro Mendes autorizou, um dia após Várzea Grande completar 155 anos de fundação no último dia 15, a ampliação do benefício a todo bairro Cristo Rei, com a finalidade de dar mais segurança e modernidade para a região. “Com isso, estamos solicitando no sistema da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Estado de Mato Grosso (Sinfra-MT), mais 11 mil lâmpadas de LED, que compreenderá todo o bairro”, pontuou o prefeito.
Breno Gomes explica que a troca seguirá cronograma gradativo em outros bairros da cidade. A meta é encerrar a gestão Kalil Baracat com a troca em 100% da cidade. “A programação da Pasta é fazer os trabalhos por bairros, exemplo, Nova Várzea Grande, a equipe técnica faz a troca de toda a iluminação do bairro por completo, retira as lâmpadas tradicionais e já instala as novas de led de 250 watts”.
Estão previstas 30 mil lâmpadas de led para Várzea Grande, em quatro etapas. Finalizando o programa Várzea Grande estará em 90% de iluminação moderna. “O mais importante da mudança de lâmpadas tradicionais por LED é a economia da energia que tem em relação à atual", enfatizou.
Uma lâmpada de led economiza, em média, de 48 a 50% do custo de energia em relação a uma lâmpada tradicional de 200 watts vapor-metálico. Os investimentos do Programa MT Iluminado contam com a contrapartida de R$ 5 milhões em recursos próprios da prefeitura. “A durabilidade é bem prolongada também. Essas lâmpadas duram em média um ano e meio, já as que estão instaladas na cidade duram de 120 a 180 dias. E, em casos de oscilações de energia, essa média diminui consideravelmente”, destacou Breno.
A Estrada da Guarita é um belo exemplo de modernização em led. Toda a extensão da via pública foi modificada pelo sistema novo que trouxe mais conforto, segurança e tranquilidade aos condutores de veículos e pedestres que circulam na região que é composta por vários bairros e condomínios residenciais, além de ser uma via de trânsito rápido de acesso à capital.
“O programa do governo é espetacular. Abrange quase todo o estado de Mato Grosso. E Várzea Grande é a pioneira. Agradecemos a iniciativa do governo do Estado em formatar a parceria que melhora a qualidade de vida do cidadão e traz economicidade aos cofres públicos”, avaliou Kalil Baracat, ao destacar que as Avenidas Ulisses Pompeu de Campos, Avenida Júlio Campos, Avenida da FEB e 31 de Março serão beneficiadas pelo Programa nesta primeira etapa.
Programa MT Iluminado
Tem objetivo de modernizar o Parque de Iluminação Pública do Estado de Mato Grosso e melhorar a qualidade de vida nos municípios. O Governo adquiriu, por meio de concorrência pública internacional, 385.489 luminárias de led para atender os 136 municípios. O investimento total do Governo é de aproximadamente US$ 31 milhões.
As luminárias adquiridas pelo Estado e fornecidas aos municípios que substituirão as lâmpadas tradicionalmente instaladas, por meio de Termo de Convênio com a SINFRA. Caberá às Prefeituras Municipais o serviço de substituição das luminárias tradicionais pelas luminárias de led.
Com Secom/VG
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína