Da Redação
Prefeito Kalil Baracat (MDB) reforçou que - seguindo a parceria com o Governo do Estado, No Programa MT Iluminado - 16 mil lâmpadas de LED devem ser trocadas ainda neste ano no município.
O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, explicou que o projeto nesta primeira etapa do lançamento do ‘Programa MT Iluminado’, serão trocadas 5 mil lâmpadas tradicionais por led. “Esta ação contemplará sete bairros e ainda todas as avenidas da cidade.
A prefeitura pontua que a ação prevê "mais segurança, economia e modernidade" - lembrando que a gestão na parceria com o Estado, está investindo na troca das lâmpadas convencionais por led.
Confira mais informações, de acordo com o município:
O governador Mauro Mendes autorizou, um dia após Várzea Grande completar 155 anos de fundação no último dia 15, a ampliação do benefício a todo bairro Cristo Rei, com a finalidade de dar mais segurança e modernidade para a região. “Com isso, estamos solicitando no sistema da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Estado de Mato Grosso (Sinfra-MT), mais 11 mil lâmpadas de LED, que compreenderá todo o bairro”, pontuou o prefeito.
Breno Gomes explica que a troca seguirá cronograma gradativo em outros bairros da cidade. A meta é encerrar a gestão Kalil Baracat com a troca em 100% da cidade. “A programação da Pasta é fazer os trabalhos por bairros, exemplo, Nova Várzea Grande, a equipe técnica faz a troca de toda a iluminação do bairro por completo, retira as lâmpadas tradicionais e já instala as novas de led de 250 watts”.
Estão previstas 30 mil lâmpadas de led para Várzea Grande, em quatro etapas. Finalizando o programa Várzea Grande estará em 90% de iluminação moderna. “O mais importante da mudança de lâmpadas tradicionais por LED é a economia da energia que tem em relação à atual", enfatizou.
Uma lâmpada de led economiza, em média, de 48 a 50% do custo de energia em relação a uma lâmpada tradicional de 200 watts vapor-metálico. Os investimentos do Programa MT Iluminado contam com a contrapartida de R$ 5 milhões em recursos próprios da prefeitura. “A durabilidade é bem prolongada também. Essas lâmpadas duram em média um ano e meio, já as que estão instaladas na cidade duram de 120 a 180 dias. E, em casos de oscilações de energia, essa média diminui consideravelmente”, destacou Breno.
A Estrada da Guarita é um belo exemplo de modernização em led. Toda a extensão da via pública foi modificada pelo sistema novo que trouxe mais conforto, segurança e tranquilidade aos condutores de veículos e pedestres que circulam na região que é composta por vários bairros e condomínios residenciais, além de ser uma via de trânsito rápido de acesso à capital.
“O programa do governo é espetacular. Abrange quase todo o estado de Mato Grosso. E Várzea Grande é a pioneira. Agradecemos a iniciativa do governo do Estado em formatar a parceria que melhora a qualidade de vida do cidadão e traz economicidade aos cofres públicos”, avaliou Kalil Baracat, ao destacar que as Avenidas Ulisses Pompeu de Campos, Avenida Júlio Campos, Avenida da FEB e 31 de Março serão beneficiadas pelo Programa nesta primeira etapa.
Programa MT Iluminado
Tem objetivo de modernizar o Parque de Iluminação Pública do Estado de Mato Grosso e melhorar a qualidade de vida nos municípios. O Governo adquiriu, por meio de concorrência pública internacional, 385.489 luminárias de led para atender os 136 municípios. O investimento total do Governo é de aproximadamente US$ 31 milhões.
As luminárias adquiridas pelo Estado e fornecidas aos municípios que substituirão as lâmpadas tradicionalmente instaladas, por meio de Termo de Convênio com a SINFRA. Caberá às Prefeituras Municipais o serviço de substituição das luminárias tradicionais pelas luminárias de led.
Com Secom/VG


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ