A prefeitura de Várzea Grande informa que inaugura, nesta segunda-feira (30), a nova Casa de Acolhimento para população em situação de rua “Rogina Marques de Arruda”.
O local, situado na Rua Espirito Santo, 373, no bairro Nova Várzea Grande, próximo a região Central, possui capacidade para atender até 30 homens e uma família.
Visando manter a característica de uma residência familiar, o espaço físico da Casa de Acolhimento possui quatro quartos, uma sala de estar para convívio e entretenimento, quatro banheiros, uma suíte para família, cozinha de apoio, amplo refeitório, sala de coordenação e administrativo, além de sala de atendimento para equipe técnica - psicóloga e assistente social -, contendo uma extensa área externa.
O coordenador do Centro POP - Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Risco, Fábio Reveles, disse que a unidade é destinada a população de risco e que se encontram em situação de rua, e que desejam ser acolhidos. “A partir do momento em que eles chegam à casa, recebem atendimentos médico tanto no local como pela equipe do Consultório de Rua, do Centro de Atenção Psicossocial, da Unidade de Pronto Atendimento, entre outras unidades de saúde”, explicou.
Já com relação à documentação pessoal, tão logo o usuário seja acolhido, o Serviço Social verifica a situação documental de cada um. Quem não possui, as equipes da Assistência Social providenciam e encaminham para cadastramento nos programas assistenciais do Governo Federal, como Bolsa Família e Auxílio Emergencial.
Seguindo a premissa de uma gestão humana e preocupada em avançar nas mudanças necessárias à população que se encontra à margem da sociedade, o prefeito Kalil Baracat pondera que eles recebam um atendimento psicológico individual e em grupo adequado por meio do programa.
“E isso se dá de maneira gradual e de acordo com a complexidade de cada caso. Para os que não têm famílias em Várzea Grande, a Secretaria de Assistência Social fornece passagens para que possam encontrar seus parentes em outros municípios e até fora do Estado”, observou.
Informações da Secom/VG

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT