Da Redação
A prefeitura de Cuiabá informa que será realizada na próxima segunda-feira (30), pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a reabertura do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua- Centro Pop, às 17 horas.
Conforme estimativa do Executivo municipal, devem ser atendidas 80 pessoas/dia.
Confira mais informações, segundo a prefeitura:
“O Centro Pop será mais uma ferramenta facilitadora dos serviços que já são executados pela Assistência Social pois, se configura como a porta de entrada para o atendimento e reintegração social da população em situação de rua, e visa atender às necessidades básicas desse público, criando condições para o fortalecimento da cidadania, a garantia de direitos e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
No Centro Pop a população terá acesso a alimentação, espaço para higiene pessoal; guarda de pertences; lavanderia; atendimento psicossocial; fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social dos usuários; regularização de documentos pessoais; acesso a vagas de acolhimento institucional; e o encaminhamento para outras políticas públicas, quando necessário.
Seguindo as diretrizes da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS), a equipe de referência do Centro Pop de Cuiabá será composta por profissionais com perfil e habilidades para a realização do trabalho social com pessoas em situação de rua. Haverá profissionais de Serviço Social, Psicologia, Direito e, também, orientadores sociais.
Além dos atendimentos e de oficinas socioeducativas, a equipe da Assistência mantém o serviço de abordagem social, sendo realizado de forma contínua nos principais pontos de concentração desse público. “O acesso ao Centro Pop pode ser feito de forma espontânea. Ou seja, a pessoa em situação de rua pode ingressar no serviço quando quiser. Entretanto, os trabalhos de abordagem social estão mantidos. A população também pode ser parceira, encaminhando essas pessoas para atendimento. Quanto mais pessoas sensibilizadas, melhor o acesso aos serviços ofertados pela Prefeitura”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
O horário de funcionamento será das 8h às 20h, de segunda a sexta, no sistema porta aberta para o atendimento dos usuários. O Centro Pop está situado na Rua Comandante Costa, nº 397, bairro Centro Norte. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (65) 99238-7552.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?