• Cuiabá, 13 de Setembro - 2025 00:00:00

Em reunião com Gallo, deputado pede implementação do Profuncionário


Da Redação

Reunião do secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, na Assembleia Legislativa, nesta semana - serviu também para levar ao Palácio Paiaguás pedidos para avançar na área da Educação - na voz do deputado Allan Kardec (PSB-MT).  

Após cobrar melhor condição da aposentadoria dos servidores, o Allan Kardec  sugeriu ao secretário "a necessidade de se implementar ainda em 2022 a capacitação do Profuncionário - Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público, aos profissionais da educação".

A demanda, afirma o deputado, é antiga, planejada e teria impacto de R$ 3,5 milhões, valor possível de ser investido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), após a conclusão do curso pelos servidores. 

Ele afirma que há projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), com o aval da secretaria, para ser realizado, em convênio entre ambos.

“É algo que nós estamos aí malhando a ferro frio há muito tempo. E essas pessoas são aquelas que preparam a escola para receber os alunos”, afirma sobre os profissionais na rede estadual de ensino com formação de nível fundamental e médio.

Audiência pública

O secretário Executivo da Seduc-MT, Amauri Fernandes, definiu que a secretaria iria realizar ainda este ano o Profuncionário durante uma audiência pública convocada pelo deputado Allan Kardec, em março, na Assembleia Legislativa.

Sobre o programa

O Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário) foi criado pela Portaria Número 25 de 2007 do Ministério da Educação. 

Depois, foi ampliado como instrumento da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, pelo Decreto presidencial Número 7.415/2010. E atualizado por uma nova versão, do mesmo plano, pelo Decreto Número 8.572/2016.

 

Com Comunicação AL




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: