• Cuiabá, 13 de Setembro - 2025 00:00:00

Senadores defendem emergência no setor de suinocultura em Mato Grosso


Da Redação

“Para se ter uma ideia, cada pecuarista tem perdido algo em torno de R$ 300 por cabeça, o que torna a situação insustentável para quem quer sobreviver e levar renda à sua família com a atividade pecuária”, avaliou o senador Wellington Fagundes (PL-MT).

Isso porque ele e o senador Fábio Garcia (UB-MT) pediram ao ministro da Agricultura, Marcos Montes, que "o ministério reconheça estado de emergência para autorizar o governo de Mato Grosso a conceder incentivos a produtores de suínos".

De acordo com os senadores, esse fomento visa compensá-los dos aumentos expressivos das commodities, que têm prejudicado a cadeia de produção.

Segundo Fagundes, a iniciativa também garante segurança alimentar ao país e evita que os preços ao consumidor final sejam inflacionados.

O secretário de Desenvolvimento do Estado, César Miranda, que esteve presente na reunião na última quarta-feira, 13, adiantou ao ministro que a alternativa é viável para o governo do Estado, na medida em que tem condições de oferecer tal solução tributária e, assim, desonerar o produtor e assegurar empregos. 

Para o senador Fábio Garcia, a sugestão é plenamente exequível e há inclusive possibilidade da adoção de eventuais alternativas, ou mesmo complementações à política adotada, como por exemplo o Governo Federal renegociar ou anistiar financiamentos que foram feitos. 

O ministro afirmou que a ideia é “interessantíssima”, pois faz com que a responsabilidade de compensar os produtores seja dividida entre a União e o Estado. “Vamos trabalhar isto com prioridade no Ministério, pois acredito que podemos inclusive replicá-la nos demais Estados brasileiros, como forma de sanar rapidamente um problema global”, reconheceu Marcos Montes.

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: