• Cuiabá, 02 de Setembro - 2025 00:00:00

Em reunião na AMM, Pinheiro e Fraga articulam projeto 2022


Da Redação

Encontro entre o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), ontem (21), teve como ponto oficial a política municipalista e eleições 2022 leia-se o eventual projeto que mira o comando do Estado de Mato Grosso. 

Pinheiro, que recentemente chegou a observar ser seu nome cogitado para encabeçar chapa majoritária - tem nos últimos dias medido as ações e o terreno eleitoral. 

Assim, também avalia um "plano B" - com outro nome na oposição para fazer frente ao projeto à reeleição - ainda não oficializado, do governador Mauro Mendes. 

Ontem, Mendes - em ato de entrega de obras em Várzea Grande, disse que ainda não decidiu se irá concorrer à reeleição - sendo esse um projeto que seu grupo político aposta. 

Na reunião, foi assinalado também o nome do senador Wellington Fagundes (PL).

Confira as informações sobre a reunião entre Fraga e Pinheiro, de acordo com a Agência AMM:  

O cenário político estadual, a situação econômica dos municípios e a atuação institucional da Associação Mato-grossense dos Municípios foram alguns dos assuntos discutidos em uma reunião realizada nesta segunda-feira entre o presidente da AMM, Neurilan Fraga, e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na sede da Associação.

A sucessão estadual foi um dos principais assuntos, considerando a proximidade do pleito e a importância do Poder Executivo estadual como apoio à sustentabilidade e governabilidade dos municípios.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou que o lançamento de mais nomes ao Governo do Estado fortalece o processo democrático.  “Sou simpático à ideia de mais candidaturas ao Governo de Mato Grosso. A decisão é soberana no processo sucessório e o povo já amadureceu bastante os critérios de avaliação para decidir com legitimidade”, assinalou.

Por outro lado, Fraga adiantou o seu apoio a uma eventual candidatura do senador Wellington Fagundes, tanto para a reeleição ao Senado quanto para o Executivo Estadual. “Há algum tempo não temos discutido política partidária, mas o senador Wellington tem o meu total apoio”, disse ele,  destacando que o futuro governador deve ter um olhar atento aos municípios, principalmente para os pequenos, que   necessitam de investimentos em várias áreas, em especial saúde e  educação.

O prefeito Emanuel Pinheiro ressaltou que todo e qualquer processo sucessório em Mato Grosso tem que ter a participação da AMM, que é a casa dos prefeitos. “Não tem como discutir o assunto sem passar pela AMM, principalmente agora que temos um presidente que tem uma presença marcante no cenário estadual. Todos os prefeitos estão muito bem representados por essa gestão que é motivo de orgulho. Não tem como iniciar a discussão sobre as eleições gerais sem dialogar com a Associação”, destacou.

Pinheiro frisou a importância de haver mais postulantes ao cargo majoritário. “Há necessidade de termos mais opções na disputa do pleito. Todo gestor deve ter um julgamento popular para avaliar a gestão. Defendemos que mais forças participem porque a sociedade precisa ter um leque maior de opções. Fui avaliado em Cuiabá numa eleição duríssima. É necessário que  haja oposição, é salutar, pois democracia se faz com mais democracia e voto se faz com voto”, afirmou.

A representatividade da AMM também foi destacada pelo prefeito, que é filiado à instituição por reconhecer a sua importância no contexto estadual e nacional. Emanuel disse que o Estado tem uma geração de prefeitos com representatividade política e institucional com a gestão de Neurilan Fraga, com força na esfera estadual e nacional em defesa do municipalismo, sempre auxiliando e apoiando os municípios.

“Mato Grosso possui cerca de 70% de municípios pequenos que precisam muito da prestação de serviço da instituição”, observou.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: