A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou na sessão desta quarta-feira (23), o Projeto de Lei nº 172/2020 que obriga as concessionárias de serviço público de água, luz, gás e operadoras de planos de saúde a inserir nas faturas de consumo mensagem de incentivo à doação de sangue.
De acordo com o autor do PL, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) “a proposta tem o intuito de incentivar a população mato-grossense a doar sangue, aumentando assim os estoques em todo os bancos de sangue do Hemocentro".
O texto do projeto também menciona que as faturas de consumo deverão mencionar o local mais próximo da residência do consumidor, no qual poderá ser realizada a doação, bem como conter a seguinte frase: Doe Sangue e Ajude a Salvar Vidas.
O parlamentar também lembrou que o Hemocentro busca, constantemente, sair do vermelho quanto ao estoque de sangue. "Sabemos da dificuldade em manter o estoque suficiente para atender as demandas, principalmente em determinados períodos do ano, como no carnaval. Precisamos nos mobilizar com o intuito de sensibilizar ainda mais sobre a necessidade latente em nosso Estado, pois a doação de sangue salva muitas vidas, sejam elas vítimas de acidentes de trânsito, doenças e dentre outros problemas. O projeto é uma maneira simples de sensibilizar e incentivar a população a doar", falou o parlamentar. "Essa é uma ação simples que pode salvar muitas vidas", completou.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e no sábado, das 7h30 às 11h15, no Hemocentro, localizado na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. O doador precisa levar documento de identificação com foto.
O Ministério da Saúde estabelece que, para ser um doador, o voluntário precisa ter idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior e não ter doenças sanguíneas. O doador passará por triagens clínicas e sanguíneas, precisa estar alimentado e a coleta dura em torno de 20 minutos.
Informações da Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido