Da Comunicação MPMT
A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães (a 67km de Cuiabá) destinou R$ 40 mil de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para iniciar a implantação do projeto Água para o Futuro no município. Em breve começará a fase de planejamento e, a partir de novembro, os trabalhos de campo. Os recursos, que serão pagos em duas parcelas a título de compensação por danos ambientas causados por uma agropecuária, foram designados a um projeto para identificação e caracterização de nascentes do Instituto Centro de Vida (ICV), cadastrado no Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
O Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executada em conjunto com o ICV e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto busca garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, caracterização, monitoramento, preservação e recuperação de nascentes. O trabalho de campo, análises, pesquisas e atividades científicas diversas são realizados por uma equipe técnica formada por geólogos, hidrogeólogos, engenheiros florestais, engenheiros sanitaristas, biólogos, especialistas em sensoriamento remoto, entre outros profissionais.
Inicialmente implantado em Cuiabá, o Água para o Futuro já foi apresentado à diretoria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, levado para outros estados brasileiros e está sendo expandido para diversos municípios mato-grossenses. A interiorização da iniciativa é um dos projetos estratégicos da área de meio ambiente do MPMT para o quadriênio 2020-2023. Além da capital e de Chapada dos Guimarães, atualmente ele está presente nos municípios de Alto Araguaia, Alto Taquari, Diamantino, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Peixoto de Azevedo e Sapezal.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Expurgos em Pequim
Combate à desinformação e paridade de gênero foram prioridades do TSE
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
População reage e PM prende acusado de tentativa de homicídio
PM derruba rolezinho; operação apreende 30 motocicletas
Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal
Indústria dobra uso da IA, mas será que a infraestrutura está pronta?
Operação da PC afasta vereador e servidor suspeitos de fraude
Justiça manda indenizar passageiro após acidente com ônibus
Dívida não paga: TJ nega bloqueio de CNH e cartões de crédito