Da Comunicação MPMT
A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães (a 67km de Cuiabá) destinou R$ 40 mil de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para iniciar a implantação do projeto Água para o Futuro no município. Em breve começará a fase de planejamento e, a partir de novembro, os trabalhos de campo. Os recursos, que serão pagos em duas parcelas a título de compensação por danos ambientas causados por uma agropecuária, foram designados a um projeto para identificação e caracterização de nascentes do Instituto Centro de Vida (ICV), cadastrado no Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
O Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executada em conjunto com o ICV e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto busca garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, caracterização, monitoramento, preservação e recuperação de nascentes. O trabalho de campo, análises, pesquisas e atividades científicas diversas são realizados por uma equipe técnica formada por geólogos, hidrogeólogos, engenheiros florestais, engenheiros sanitaristas, biólogos, especialistas em sensoriamento remoto, entre outros profissionais.
Inicialmente implantado em Cuiabá, o Água para o Futuro já foi apresentado à diretoria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, levado para outros estados brasileiros e está sendo expandido para diversos municípios mato-grossenses. A interiorização da iniciativa é um dos projetos estratégicos da área de meio ambiente do MPMT para o quadriênio 2020-2023. Além da capital e de Chapada dos Guimarães, atualmente ele está presente nos municípios de Alto Araguaia, Alto Taquari, Diamantino, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Peixoto de Azevedo e Sapezal.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína