Da Redação
A Campanha Outubro Rosa 2021, que tem a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha, contará com o apoio de uma unidade móvel de Saúde da Mulher, além da estrutura do Hospital Estadual Santa Casa para realização de 13.064 atendimentos, entre consultas e exames.Na unidade móvel foram vestidos pelo Governo Estadual pouco mais de R$ 3,8 milhões.
“É uma honra ser madrinha dessa campanha que irá atender milhares de mulheres, pois o tratamento precoce salva-vidas”, afirmou a primeira dama que também arrecadou cestas básicas para entregar a todas as pacientes que serão atendidas durante a ação no Hospital Estadual. “Essas mulheres vão realizar o tratamento de saúde que precisam e também levarão o alimento para sua família”, acrescenta.
O Governador Mauro Mendes avalia positivamente a iniciativa e acredita que ela irá contribuir para o tratamento rápido e eficiente do câncer de mama e do câncer do colo do útero. “Muitas pessoas não têm condição de fazer os primeiros exames, tendo em vista que alguns lugares não estão ofertando. Então, o estado de Mato Grosso está mais uma vez dando sua contribuição para cuidar das vidas das pessoas e tenho a convicção que muitas mulheres não vão ter as suas vidas ceifadas se forem diagnosticadas e tratadas adequadamente”, entende o governador.
“Estamos aqui inaugurando esse serviço inovador que idealizamos em 2019, mas não pôde entrar em funcionamento por causa do coronavírus. Agora, que as taxas de contaminação e hospitalização da Covid-19 estão baixas, estamos cumprindo com a nossa promessa e entregando à população um serviço de qualidade, que contribuirá para salvar a vida de mulheres que aguardam há anos por um exame ou consulta ginecológica ou da mama”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Os atendimentos - Durante todo o mês de outubro, a unidade móvel de Saúde da Mulher estará estacionada no Hospital Estadual e auxiliará na realização de exames preventivos. O Hospital também preparou uma estrutura com recepção, consultórios, box de testagem Covid-19 e aparelhos para exames.
A Campanha ofertará consultas médicas especializadas e exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. A ação será realizada em forma de mutirão, para que milhares de mulheres consigam acesso gratuito a esses serviços, reduzindo também a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
O público alvo são mulheres entre 40 e 69 anos de idade, usuárias SUS. A meta é realizar 1.840 consultas com mastologista, 3.312 consultas com ginecologista, 1.840 exames de mamografia, 3.312 exames de Papanicolau, 1.380 ultrassonografias de mama e 1.380 ultrassonografias ginecológicas. “As mulheres que forem diagnosticadas poderão fazer o tratamento no próprio hospital tendo em vista que a unidade de saúde é referência em oncologia”, informa a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.
(Com informações SES-MT)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS executa nova faixa de benefícios em fevereiro; veja valores
TJ assevera: companheira de PM mantém direito à pensão
O silêncio como método
Sesp: Operação integrada apreende 500 kg de cocaína em MT
Terreno não entregue: TJ manda devolver 100% a comprador
Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde