Da Redação
A Campanha Outubro Rosa 2021, que tem a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha, contará com o apoio de uma unidade móvel de Saúde da Mulher, além da estrutura do Hospital Estadual Santa Casa para realização de 13.064 atendimentos, entre consultas e exames.Na unidade móvel foram vestidos pelo Governo Estadual pouco mais de R$ 3,8 milhões.
“É uma honra ser madrinha dessa campanha que irá atender milhares de mulheres, pois o tratamento precoce salva-vidas”, afirmou a primeira dama que também arrecadou cestas básicas para entregar a todas as pacientes que serão atendidas durante a ação no Hospital Estadual. “Essas mulheres vão realizar o tratamento de saúde que precisam e também levarão o alimento para sua família”, acrescenta.
O Governador Mauro Mendes avalia positivamente a iniciativa e acredita que ela irá contribuir para o tratamento rápido e eficiente do câncer de mama e do câncer do colo do útero. “Muitas pessoas não têm condição de fazer os primeiros exames, tendo em vista que alguns lugares não estão ofertando. Então, o estado de Mato Grosso está mais uma vez dando sua contribuição para cuidar das vidas das pessoas e tenho a convicção que muitas mulheres não vão ter as suas vidas ceifadas se forem diagnosticadas e tratadas adequadamente”, entende o governador.
“Estamos aqui inaugurando esse serviço inovador que idealizamos em 2019, mas não pôde entrar em funcionamento por causa do coronavírus. Agora, que as taxas de contaminação e hospitalização da Covid-19 estão baixas, estamos cumprindo com a nossa promessa e entregando à população um serviço de qualidade, que contribuirá para salvar a vida de mulheres que aguardam há anos por um exame ou consulta ginecológica ou da mama”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Os atendimentos - Durante todo o mês de outubro, a unidade móvel de Saúde da Mulher estará estacionada no Hospital Estadual e auxiliará na realização de exames preventivos. O Hospital também preparou uma estrutura com recepção, consultórios, box de testagem Covid-19 e aparelhos para exames.
A Campanha ofertará consultas médicas especializadas e exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. A ação será realizada em forma de mutirão, para que milhares de mulheres consigam acesso gratuito a esses serviços, reduzindo também a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
O público alvo são mulheres entre 40 e 69 anos de idade, usuárias SUS. A meta é realizar 1.840 consultas com mastologista, 3.312 consultas com ginecologista, 1.840 exames de mamografia, 3.312 exames de Papanicolau, 1.380 ultrassonografias de mama e 1.380 ultrassonografias ginecológicas. “As mulheres que forem diagnosticadas poderão fazer o tratamento no próprio hospital tendo em vista que a unidade de saúde é referência em oncologia”, informa a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.
(Com informações SES-MT)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas