Da Redação
A Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento acolheu notificação recomendatória expedida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e anulou procedimento licitatório realizado para contratação de empresa do ramo de consultoria e assessoria de imprensa. A medida foi adotada após a 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande concluir que o referido procedimento violou os princípios da legalidade e publicidade.
De acordo com o MPMT, durante a investigação foi constatado que o Poder Legislativo Municipal usou a Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Novo Coronavírus, para reduzir os prazos do certame licitatório pela metade. A Promotoria de Justiça argumenta, no entanto, que os serviços contratados não têm relação com a pandemia.
Foi verificado que entre a data da publicação do aviso do pregão e a data da abertura da sessão, transcorreram-se somente cinco dias úteis. A Lei nº 10.520/02 determina que o intervalo entre a publicação do aviso de pregão e a apresentação de propostas pelos interessados deve ser de oito dias úteis.
“O desatendimento ao prazo estabelecido na legislação representa uma afronta aos princípios da razoabilidade e competitividade, restringindo por certo o necessário caráter competitivo da licitação”, diz um trecho da notificação encaminhada à Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento.
Segundo o MPMT, os documentos enviados demonstram que ainda não havia sido realizado nenhum pagamento à empresa, sem ocorrência de prejuízo ao erário. A investigação foi instaurada após denúncia sigilosa feita à Ouvidoria do Ministério Público relativa ao Pregão Presencial nº 01/2021.
(Com informações Assessoria MPE-MT)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco