• Cuiabá, 12 de Setembro - 2025 00:00:00

PRESIDENTE DO TRE É HOMENAGEADO


“Estudos em homenagem ao Desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha” é o nome do livro que traz uma coletânea de artigos escritos pelos alunos do Mestrado em Direito pela Escola da Magistratura Mato-grossense (EMAM), pela Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM), Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ/MT) e UNIMAR. O lançamento da publicação ocorreu em cerimônia realizada na sexta-feira (20/08) e contou com a participação de diversas autoridades do Estado. O evento foi transmitido no canal da EMAM no YouTube. Assista.

Durante a cerimônia, diversas autoridades fizeram o uso da palavra e todos destacaram que o 1º curso de Mestrado em Direito só foi possível graças ao apoio do desembargador Carlos Alberto que, na época em que era presidente do TJ/MT, não mediu esforços para a sua implementação. “Essa oportunidade da cultura, do saber e do conhecimento pode existir porque o desembargador não mediu esforços em viabilizar essa oportunidade. O saber muda o mundo, é a oportunidade de transformação”, ressaltou a 1ª vice-presidente da AMAM, Maria Rosi de Meira Borba.

Outra autoridade a agradecer o homenageado foi o diretor-geral da EMAM, Gerardo Humberto Alves Silva Júnior. “O livro traz artigos de excelente qualidade técnica, com temais atuais e relevantes. Agradecemos ao desembargador por permitir que esse sonho se realizasse, pela confiança depositada e pelo investimento nas pessoas, as quais irão trabalhar na prestação da atividade jurisdicional. Isso não tem preço”.

O organizador do livro e diretor de extensão da EMAM, Eduardo Calmom de Almeida Cezar, explicou que a proposta de lançar a 1ª turma de Mestrado em Direito voltado, exclusivamente, aos servidores de carreira do TJ/MT foi apresentada ao homenageado em maio de 2019, que prontamente encampou a ideia. “Grandes líderes exigem grandiosos projetos. O desembargador me recebeu em seu gabinete da presidência do TJ para ouvir nossa proposta ambiciosa e arrojada, pois somente a Universidade Federal de Mato Grosso, com mais de 50 anos de existência, tinha em seu quadro esse curso. Dias depois, ele anunciou o empenho ao projeto e da necessidade de dar esse passo em busca de aprimorar ainda mais a qualificação da força de trabalho do judiciário”.

O servidor do TJ, o Mestre Jean Carlos Balduíno Júnior, falou em nome da turma de mestrandos.  “O livro traz 20 trabalhos que foram frutos de pesquisas ao longo de dois anos. A obra veio a lume como homenagem ao desembargador Carlos Alberto, que perseguiu o claro objetivo de valorizar os servidores e nos oportunizou ingressar nessa etapa de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Hoje, o Poder Judiciário Mato-grossense recebe em seu quadro, 20 servidores com o título de mestre, seremos nós, os responsáveis por incentivar cada vez mais a realização de um trabalho de excelência. Obrigada a todos e especialmente ao desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, por tudo que sua figura representa pessoal e profissionalmente como magistrado. Essa nossa obra coletiva que lhe foi dedicada representa a prova material que o investimento dá frutos, mas esse é só o primeiro deles”.

O desembargador Carlos Alberto agradeceu as autoridades pelas palavras a ele proferidas e ressaltou a importância daquele momento. “Vocês não imaginam a alegria desse momento, porque conseguimos realizar um sonho de várias administrações da AMAM e da EMAM de concluir um curso como esse e com os servidores do Poder Judiciário. Quando apreciei o projeto, a preocupação constante residia em atender a imperativa necessidade de formar profissionais capacitados para o desempenho de suas funções. É fundamental compreender que não existe patamar em que há o domínio do conhecimento absoluto. É notório que os servidores lidam diariamente com situações complexas que exigem boas práticas, ideias e reflexões a serem aprimoradas. Desta forma, estimular a pesquisa, o debate jurídico de temas socialmente relevantes, colaborar com a formação de novos profissionais servem para que os servidores desenvolvam suas atividades com mais qualidade ao cidadão. Aos mestres em direito, nossos servidores que hoje estão aqui, parabéns pelo esforço, pela dedicação e pela vitória. Não sou merecedor de tanta homenagem, merecedores de elogios são vocês. Muito me orgulha poder contribuir para os Estudos e a retribuição com essa obra é melhor do que qualquer outra homenagem que eu poderia receber”.

Também estiveram presentes na solenidade : o governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, o diretor-geral da Escola de Magistratura de Mato Grosso, desembargador Marcos Machado, o senador Wellington Fagundes, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Max Russi, a deputada estadual, Janaina Riva, magistrados, juízes-membros do TRE, advogados e outras autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. 

 

Por Andréa Martins Oliveira/Comunicação TRE-MT




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: